A área administrativa de empresas e instituições precisa de pessoas qualificadas para o gerenciamento de suas ações. Um desses profissionais é o assistente administrativo, que deve dar suporte a gestores e líderes.
Trata-se de alguém que realiza diversas atividades dentro de um negócio, por isso gera dúvidas em relação às suas funções. Neste texto, você saberá mais sobre as responsabilidades deste profissional:
Sumário
O que faz o assistente administrativo?
De maneira geral, em uma equipe administrativa, esse profissional auxilia outros colaboradores com a execução de diferentes ações.
Algumas vezes, o termo auxiliar administrativo é usado como sinônimo de assistente administrativo. Entretanto, muitas empresas podem diferenciar as duas funções e colocam o auxiliar administrativo com um cargo de funções iniciantes, com um volume menor de atribuições.
Normalmente, na posição de assistente administrativo encontramos profissionais com alguma experiência e competências específicas para atividades de maior complexidade nas áreas administrativa, financeira, comercial, estocagem, marketing e logística.
Para assumir suas responsabilidades, ele deve desenvolver algumas competências como:
Planejamento e organização
São duas habilidades que andam juntas. O planejamento é a capacidade de pensar e estruturar ações para projetos e atividades de uma empresa.
Ele só pode ser finalizado com excelência quando o profissional tem boa organização, uma competência que também é fundamental no momento em que se lida com documentos e arquivos importantes.
Comunicação
Durante seu dia a dia, o assistente administrativo participará de reuniões ou será responsável por muitas ações de comunicação interna.
Em vista disto, ele precisa ter uma boa habilidade de comunicação oral. O profissional deve demonstrar confiança e calma ao falar, além de expressar com clareza e objetividade suas ideias.
Ótima escrita
Escrever bem é outra competência que deve ser dominada. Muitas vezes ele terá de digitar documentos ou e-mails, por isso é essencial que ele tenha conhecimento da norma culta da língua portuguesa ao escrever.
Adaptabilidade
O assistente administrativo poderá passar por diversas situações que exijam raciocínio rápido e capacidade de se adaptar às adversidades. Com tal competência, ele impede que a alta pressão de alguma dessas situações afete a qualidade do seu trabalho.
Gestão de tempo
Saber priorizar ações de alta importância e gerenciar o tempo de cada uma de suas atividades são competências que devem ser desenvolvidas. O assistente administrativo consegue definir bem suas metas e objetivos diários para prestar apoio aos demais componentes da equipe.
Autonomia
Embora toda a equipe tenha um líder, tomar decisões por conta própria, visando melhores resultados para a empresa, também é uma habilidade do assistente administrativo.
Ele consegue prever possíveis desafios e desenvolve soluções rápidas com os recursos que tem em mãos. Demonstrar esse tipo de autonomia o torna um profissional bem reconhecido no mercado de trabalho.
Onde ele pode trabalhar?
Um assistente administrativo encontrará com facilidade diversas oportunidades no mundo corporativo, pois ele pode atuar em vários lugares.
Empresas privadas de médio ou alto porte em geral precisam desse profissional em sua equipe de gestão. Escritórios de contabilidade, recursos humanos e jurídicos também oferecem diversas vagas a um assistente administrativo.
Ele ainda tem a oportunidade de atuar em órgãos públicos, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em negócios comerciais de pequeno ou médio portes.
A média atual do salário do assistente administrativo é de R$ 2.466,00 e, com certeza, ele tem a possibilidade de crescer dentro de uma empresa.
Como se tornar um assistente administrativo?
Além de possuir as habilidades já citadas, é indicado que o profissional que deseja candidatar-se a uma vaga de assistente administrativo tenha algum curso profissionalizante na área.
Com isso, ele poderá atestar no currículo sua capacidade de assumir responsabilidades administrativas. O aluno também terá um primeiro contato mais aprofundado com as atividades do cargo.
A formação pode ser realizada com um curso técnico ou livre. O importante é que se escolha uma instituição de qualidade, com professores reconhecidos e uma ótima metodologia de ensino.
A Fênix Educação conta com um curso específico para quem deseja tornar-se um assistente administrativo. Conheça o curso agora mesmo e prepare-se para o mercado de trabalho!