No mercado de trabalho, as competências de um operador de caixa requisitadas pelas empresas vão além da habilidade de efetuar cálculos com boa precisão.
Esse profissional é responsável por realizar o contato com o cliente e finalizar processos de venda de produtos. Por isso, a exigência para que ele realize um trabalho de excelência é grande e quem busca se candidatar a uma vaga nessa área deve demonstrar possuir uma alta qualificação para assumir essas responsabilidades.
Por tais motivos, no momento de elaborar um currículo com foco nesse cargo, é interessante conhecer as competências de um operador de caixa mais requisitadas pelo mercado. Confira algumas das principais logo a seguir e busque desenvolvê-las para se destacar.
Sumário
1. Presteza e segurança
Em seu dia a dia, um operador de caixa terá que atender clientes com diferentes necessidades. Alguns podem exigir maior agilidade do atendente ao finalizar suas compras. Desse modo, o profissional deve demonstrar muita segurança em cumprir suas atividades com velocidade.
Obviamente, é imprescindível colocar o cuidado e a atenção em primeiro lugar, para que nenhuma operação financeira seja feita de forma incorreta. Entretanto, a presteza é uma valiosa competência, que ajuda até mesmo a impedir a formação de filas muito longas em locais movimentados, como mercados e bancos.
2. Experiência com Excel
O Excel é uma das ferramentas mais conhecidas para a criação de planilhas com contas simples ou complexas. Muitas vezes, um operador de caixa precisará registrar os ganhos ou dívidas de uma empresa e para isso utilizará tal software. Possuir experiência com essa plataforma ou pelo menos conhecê-la de forma intermediária é algo que pode ser bem útil ao profissional.
3. Ótima disciplina
A má organização ou a falta de atenção podem gerar prejuízos financeiros para uma empresa ou até mesmo para seus clientes. Isso prejudica a imagem de um negócio e gera reclamações direcionadas ao profissional responsável por lidar com as atividades monetárias.
Por tal motivo, o operador de caixa deve ser altamente disciplinado e atencioso. Ele precisa ter facilidade em compreender as metodologias de trabalho designadas a ele e segui-las de modo a evitar possíveis erros. Essa com certeza é uma das competências mais buscadas pelos gestores no momento de contratar colaboradores para tal cargo.
4. Conhecimentos administrativos
Pode ser solicitado que um operador de caixa realize importantes atividades internas como o registro de documentos e o fechamento de todas as contas do dia. Essas são operações ligadas a cargos administrativos. Em vista disso, é essencial que esse profissional tenha algumas noções de gestão para cumprir todas as tarefas pedidas.
5. Capacidade de resolução de problemas
A rotina diária desse profissional conta com situações diversas que podem prejudicar o fluxo de trabalho. Seja no momento de ajudar um cliente insatisfeito ou buscar a solução para uma máquina em mau funcionamento, é necessário ter pensamento rápido e capacidade de tomada de decisões para que tudo ocorra com a maior eficiência possível.
6. Saber trabalhar em equipe
O trabalho do operador de caixa envolve o suporte a outros profissionais. Por isso, é importante que ele saiba trabalhar de forma cooperativa e esteja sempre aberto a auxiliar colegas no dia a dia. Além de ser uma habilidade bastante requisitada, por intermédio dela é possível trocar experiências e melhorar outras competências.
7. Conhecer o Código de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor é a principal ferramenta jurídica utilizada para proteção dos direitos do consumidor e aplicação de normas a estabelecimentos comerciais. Quando uma pessoa se sente prejudicada, ela pode usar esse código a seu favor. Por isso, é fundamental conhecer suas normas.
Obviamente, trata-se de um documento grande e um operador de caixa não precisa decorar todas as suas passagens. Entretanto, ter compreensão do todo e como ele pode ser aplicado às suas atividades de trabalho é básico para evitar problemas no atendimento ao cliente.
Desenvolvendo as competências de um operador de caixa
O profissional que busca preparação para o mercado de trabalho e quer aprimorar essas habilidades tão requisitadas deve sempre estar atualizado. Por isso, é válido ler sobre questões relacionadas ao direito do cliente e conhecer novas ferramentas de informática que possam vir a ser empregadas em seu ambiente de trabalho.
Vale também conversar com outras pessoas da área e solicitar feedbacks. Desse modo, é possível entender em quais pontos se deve melhorar e trocar experiências que levam ao aperfeiçoamento de habilidades.
Por fim, é necessário ressaltar a importância dos cursos profissionalizantes como a qualificação em Operação de loja da Fênix Educação.
Ele conta com uma metodologia exclusiva de ensino com foco em auxiliar o aluno, a fim de que ele consiga ampliar suas competências alinhadas às principais demandas do mercado de trabalho relacionadas a diversas atividades de atendimento ao cliente, inclusive a de um operador de caixa.