Iniciar uma carreira em contabilidade possibilita que um profissional siga diversos caminhos no mercado de trabalho. As ciências contábeis são um dos ramos mais tradicionais no mundo corporativo e incluem diferentes áreas de atuação.
Presente em todos os setores, os profissionais contábeis podem realizar funções muito específicas ou trabalhar atendendo a demandas financeiras gerais. Atualmente, alguns campos de atuação se mostram bem promissores para contadores e auxiliares contábeis.
Se o seu objetivo é evoluir nesse ramo, então fique atento às principais áreas de atuação no mercado atual.
Sumário
Gestão financeira
É uma das áreas mais tradicionais da contabilidade, assim como uma das com o maior número de atividades a serem desenvolvidas. Ela envolve principalmente a interpretação de dados e relatórios para identificar a saúde financeira de uma organização.
Além disso, o profissional contábil deve utilizar toda a informação que tiver em mãos para auxiliar no direcionamento de uma empresa. Isso inclui a atuação em processos complexos, como fusão com parceiros ou o planejamento do ano fiscal.
Auditoria contábil
O auditor contábil é o responsável por garantir que os processos de uma organização sigam as normas da legislação. Em vista disso, é um profissional essencial e de grande responsabilidade em qualquer negócio.
Entre suas atividades estão a análise do patrimônio de empresas, verificação de possíveis falhas e indicação da correção desses erros. Quem trabalha nessa área poderá atuar por contrato fixo ou abrir um negócio próprio de auditorias periódicas em companhias e instituições.
Perícia contábil
Embora tenha algumas atividades similares às de um auditor contábil, o perito mexe com a análise fiscal tanto de instituições privadas como de órgãos públicos.
Entretanto, sua função vai além! Esse profissional é essencial em questões judiciais para a identificação de dados e provas sobre possíveis problemas fiscais.
Desse modo, um perito contábil é essencial para oferecer transparência fiscal em instituições e auxiliar seus processos de governança. Costuma ser muito requisitado por empresas ligadas ao mercado financeiro.
Contabilidade empresarial
As empresas contam com departamentos inteiros focados nos seus processos financeiros. O cotidiano de quem trabalha no meio empresarial costuma envolver demandas sobre o desempenho de um negócio em um período específico de tempo e análise de possíveis dificuldades.
O profissional realizará ações como:
- Controle das contas a receber do local de trabalho;
- Gerenciamento de impostos a pagar e contas a receber;
- Organização dos lucros a serem distribuídos;
- Análise de todo o patrimônio de um negócio.
Trata-se de uma das áreas com maior demanda para uma pessoa que segue a carreira nas ciências contábeis. Em vista disso, ela pode ser uma ótima porta de entrada para um profissional, em especial aqueles que buscam uma vaga como auxiliar contábil.
Contabilidade ambiental
A crescente preocupação com a sustentabilidade e as questões de ESG no mundo corporativo tornaram a contabilidade ambiental uma ótima área para quem busca crescer profissionalmente.
Ela envolve o controle de todo o desempenho de uma empresa e seu impacto ambiental. Utilizando técnicas das ciências contábeis, é possível analisar como o desenvolvimento de uma atividade econômica pode afetar o meio ambiente e agir com foco em evitar danos.
Profissionais dessa área utilizam os dados obtidos na construção de relatórios em torno dos prejuízos e benefícios ambientais de uma ação. Essas informações se tornaram relevantes para empresas que buscam analisar seu desempenho sustentável e assim criar melhores estratégias que utilizem menos recursos naturais.
Contabilidade pública
Órgãos públicos exigem profissionais altamente qualificados para gerenciar seus processos fiscais. Quem busca crescer na área da contabilidade pública precisa ser responsável e ético, pois atuará com o controle da receita gerada por impostos e contribuições da população.
Pessoas que trabalham nessa área realizam atividades ligadas ao cálculo de gastos com ações referentes à educação, cultura, saúde e infraestrutura. Em vista disso, eles devem prestar contas ao Ministério Público para garantir que seu trabalho está sendo feito com eficiência.
A contabilidade pública também abre a oportunidade para que os profissionais possam atuar em tribunais de contas. Nesses locais, eles analisam relatórios municipais e estaduais para garantir que não ocorram fraudes nas gestões públicas.
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Desenvolvido pela Receita Federal, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto que visa oferecer serviços fiscais de maneira gratuita a pessoas físicas ou jurídicas de baixo poder aquisitivo.
Embora não substituam um escritório contábil, os NAFs permitem que indivíduos da população em geral tenham acesso a análises fiscais realizadas por pessoas qualificadas. Tratam-se de instituições espalhadas por todos os Estados brasileiros.
O profissional que fornece um serviço com um propósito social bem definido pode buscar capacitação para atuar em NAFs e crescer profissionalmente nesses locais.
Aprofunde seus conhecimentos
Que tal aprender a realizar um planejamento financeiro eficiente com base nas necessidades do seu local de atuação para se destacar em qualquer uma dessas áreas promissoras?
A Fênix Educação oferece o curso de Auxiliar Contábil para alavancar sua carreira. Inscreva-se agora!