Durante muito tempo, o mundo dos negócios foi predominantemente masculino. Entretanto, após longos anos de luta por igualdade de oportunidades, as mulheres estão alcançando protagonismo nesse ambiente. Tudo graças ao investimento em ideias próprias e inovadoras. Isso deu origem ao chamado empreendedorismo feminino.
O termo inclusive tem ganhado destaque no universo dos empreendedores e se tornou vital para o desenvolvimento da sociedade. Isso porque, quando são concedidas oportunidades iguais para ambos os gêneros no mundo empresarial, se tem também crescimento econômico.
Continue acompanhando este conteúdo e saiba mais sobre essa forma de empreendedorismo e outros detalhes de sua relevância:
O que é o empreendedorismo feminino?
O termo diz respeito a negócios que são idealizados ou liderados por mulheres em qualquer setor da sociedade. Ele envolve tanto uma empresa criada do zero por uma mente feminina, como organizações que possuam gestoras nos cargos mais altos de sua hierarquia de comando. Em um aspecto comercial, o objetivo do empreendedorismo feminino é o mesmo que o de qualquer outro: oferecer bons serviços aos clientes. Entretanto, há um aspecto social muito relevante. Esse modelo de empreendimento busca fortalecer o protagonismo feminino em um ambiente antes limitado aos homens. Mesmo compondo metade da população mundial, no passado as mulheres sofriam com diversas dificuldades para conseguir liderar um negócio. Além do preconceito de gênero dentro das empresas, quando queriam abrir uma empresa, precisavam da autorização dos maridos em documentos comerciais. Felizmente, o empreendedorismo feminino cresce cada vez mais, principalmente no Brasil. O Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) aponta que quase metade dos pequenos empreendimentos no país possuem o comando delas. Além disso, pelo menos 40% dessas empreendedoras sustentam as famílias com seus empreendimentos próprios. Dados do Global Entrepreneurship Monitor 2021 ainda colocaram o Brasil como um dos 10 países com o maior número de mulheres líderes de negócios em todo o mundo. O foco dessas empresas costuma ser na área de serviços e comércio de bens. Contudo, esse avanço nos números do empreendedorismo feminino não veio sem algumas dificuldades pontuais.As barreiras para as lideranças femininas
A desigualdade de gênero ainda se faz presente no momento em que as mulheres tentam empreender. É o que acontece quando elas solicitam empréstimos em bancos para iniciar suas operações. Os valores oferecidos às empreendedoras são inferiores aos dos homens. Além disso, elas costumam pagar cerca de 3,5% de juros a mais para quitar suas dívidas. Vale ainda lembrar que elas enfrentam desafios para encontrar uma rede de apoio nesse ramo. Donas de negócio costumam ser vistas com descrença em um ambiente dominado por gestores masculinos. Por isso, elas têm mais dificuldade em conseguir sócios e se estabelecer no mercado. Apesar disso, a taxa de inadimplência das mulheres é menor e as líderes femininas costumam ter uma escolaridade superior à de seus pares.Qual é a importância do
O combate à desigualdade de gênero é um dos principais benefícios do empreendedorismo para a sociedade. Essa é uma maneira de reafirmar que todos têm chances iguais de sucesso no mercado. Desse modo, mulheres e garotas se sentem motivadas a investirem em uma formação que lhes assegure uma colocação profissional. Quando se tornam empreendedoras, elas também podem alcançar a chamada independência financeira. Isso permite que donas de casa não precisem se submeter a parceiros abusivos por não possuírem meios de se sustentar. Do ponto de vista econômico, um número maior de líderes mulheres também significa crescimento da economia do país. Além disso, o empreendedorismo feminino gera novos empregos e permite que outras pessoas também obtenham renda própria e acesso a uma vida digna. Necessário ainda dizer que, graças à iniciativa delas, tem sido possível encontrar soluções para problemas antes não pensados pelos homens. Muitas lideranças femininas se empenham em descobrir maneiras de resolver questões que envolvem especificamente as mulheres. Assim, esse público pode desfrutar de uma melhor qualidade de vida ao ter acesso a produtos feitos para auxiliá-las em suas dificuldades diárias.Por que o empreendedorismo feminino cresce no Brasil?
O destaque que o tema tem ganhado no mercado nacional não surge sem motivo. Diferentes fatores estão impulsionando o empreendedorismo feminino no país, como por exemplo:- A representatividade das lideranças femininas. Quanto mais empreendedoras e gestoras surgem, mais mulheres se sentem seguras para iniciar um negócio próprio ou procurar qualificação;
- A facilidade que se tem para empreender. Como avanço tecnológico, ficou mais simples ter recursos para iniciar um negócio. Além disso, a possibilidade de abrir um MEI também torna o empreendedorismo mais acessível;
- Maior liberdade de escolha, já que muitas mulheres já não se sentem à vontade apenas assumindo o papel de donas de caso. Elas querem também ajudar a manter seus lares.
Principais tipos de negócios comandados por mulheres
Uma mulher pode iniciar um negócio em qualquer setor do mercado. Entretanto, há alguns tipos de empreendimentos que se destacam por possuírem grande volume de lideranças femininas. Alguns deles são:- Moda e beleza: muitas lojas de roupas, acessórios, além de marcas de perfumaria e produtos estéticos possuem lideranças femininas;
- Arquitetura e decoração: diversas são as empreendedoras seguem carreira com escritórios de arquitetura ou de design de interiores;
- Saúde e bem-estar: a venda de produtos para alimentação saudável ou academias para treinamento físico também são negócios escolhidos por elas;
- Maternidade: algumas mulheres investem em soluções para mães. Isso inclui tanto empreendimentos com produtos para bebês, como novas tecnologias de cuidado que auxiliam os pais da criança.