Ter uma forte presença no ambiente virtual e saber vender seus serviços ou mercadorias pela internet faz parte da realidade empresarial da sociedade atual. Para alcançar êxito nessa tarefa, é preciso traçar uma estratégia de marketing digital eficiente e bem elaborada, a fim de conseguir chamar a atenção de seu público-alvo em um ambiente cada vez mais disputado.
O processo de procurar de produtos pela internet tem se tornado comum por parte de pessoas de todas as idades. Isso se refletiu em uma expansão de marketplaces on-line e aplicativos de venda digital, que modificam o modo como a população realiza decisões de compra.
O marketing digital surgiu para ajudar empresas de vários tamanhos e segmentos a se adaptarem a essa nova realidade. É essa a ferramenta que auxilia negócios a alcançarem mais clientes e progredirem no cenário atual.
Quer entender mais como essa estratégia funciona e quais seus benefícios para qualquer tipo de empreendimento? Então continue acompanhando este conteúdo:
Sumário
O que é marketing digital?
Trata-se de um conjunto de técnicas que visa melhorar o modo como organizações utilizam as mídias digitais. Ao utilizá-la, elas conseguem se comunicar com possíveis clientes pelo meio virtual e fortalecem sua presença “on-line”.
A estratégia não é nova: o marketing digital surgiu pela primeira vez em 1990, mas sua relevância cresceu nos últimos anos. Graças ao aumento do uso de sites, redes sociais e aplicativos pela população, houve uma mudança de hábito que guiou a forma como as pessoas adquirem serviços em geral.
No passado, era preciso buscar informações sobre um determinado produto direto em uma loja ou escritório de uma empresa. Algumas vezes, essas informações eram exibidas em jornais, revistas ou televisões, que formavam a fonte tradicional do marketing.
Entretanto, com a presença cada vez maior dos serviços de busca e das redes sociais na vida das pessoas, o cenário se transformou. Agora o consumidor consegue ter acesso a informações sobre algo que busca comprar de um jeito simples, com uma rápida pesquisa digital.
Em alguns casos, pode-se procurar por algo diretamente em marketplaces ou até mesmo acessar o site institucional e as redes sociais de uma marca. O fato é que a relação entre empresas e consumidores mudou. Portanto, é imprescindível se adaptar a esse novo cenário.
O marketing digital utiliza das plataformas on-line para conseguir engajar clientes e aumentar o alcance de marcas, negócios e instituições.
A importância do marketing digital para empresas
Como é possível notar, o marketing digital se tornou essencial para que as empresas grandes ou pequenas possam atrair consumidores em uma sociedade altamente conectada. Entretanto, sua relevância vai além da divulgação de campanhas no meio digital e institucionalização de uma marca.
Com as ferramentas atuais de publicidade, um negócio pode ter acesso a dados primordiais para compreender as preferências de seu público. Por meio dessas informações, é possível criar produtos e oferecer serviços melhores com foco na fidelização de consumidores.
Além disso, com o aumento das vendas on-line, empresas que já possuem um ambiente físico de vendas podem disponibilizar seus serviços mais rapidamente pela internet. A partir daí elas têm mais uma fonte de comercialização e aumentam o rendimento de seus negócios.
Quais os objetivos do marketing digital?
As estratégias de marketing digital podem ter diversos propósitos que são construídos de acordo com as necessidades de um negócio. Entre alguns de seus objetivos, é possível citar:
- Melhorar a identificação de uma marca, fazendo com que mais pessoas as conheçam como referências em seu setor;
- Aumentar o fluxo de visitas para uma página ou blog específico, convertendo usuários em visitantes fiéis;
- Divulgar serviços que vão beneficiar uma determinada região ou comunidade para que mais pessoas tomem conhecimento;
- Chamar a atenção do público para um produto ou serviço com foco em aumentar seu volume de vendas;
- Conhecer os hábitos dos indivíduos que compram ou utilizam o item ofertado, de modo a criar novas estratégias ainda mais eficientes.
Todas as campanhas de marketing digital podem ser mensuradas. Isso significa que gestores conseguem ter noção dos retornos obtidos com esses procedimentos e aplicar correções em suas operações, visando ajustar sua comunicação à persona da marca.
Persona no marketing digital
Embora muito se fale em público-alvo, um dos elementos mais importantes para uma estratégia de marketing digital é a persona. Enquanto o primeiro é uma ideia abrangente dos perfis de consumidores de um serviço, o segundo é um retrato mais delimitado.
O conceito de uma persona é a definição do cliente ideal com base em dados reais ou fictícios. Com essa informação, se consegue compreender quais suas preferências pessoais.
Considere os exemplos para uma agência de viagens com foco em pacotes de turismo para o litoral brasileiro: seu público-alvo poderia ser formado por adultos, de ambos os gêneros, com idade entre 20 a 30 anos, solteiros, com interesse em viagens.
A persona nesse caso é bem mais específica e condiz com um perfil de um personagem criado para representá-la: Bruno, 25 anos, é um jovem que acabou de se formar em Arquitetura e já possui um escritório próprio. Ele adora viajar para conhecer novos lugares e buscar inspiração para seu trabalho.
A estruturação de uma persona ajuda um negócio a construir estratégias de marketing digital muitos mais sofisticadas e precisas. Isso porque todo o conteúdo gerado terá como foco uma pessoa específica, que surge como idealização do público ideal.
Assim é possível definir com precisão o tom de uma campanha, as informações que serão divulgadas e selecionar os melhores canais para comunicação.
Os principais canais do marketing digital
Elaborar um planejamento para marketing digital pode envolver diferentes canais de contato que devem ser definidos de acordo com os objetivos de cada negócio. Algumas das opções mais comuns são:
Redes sociais
As redes sociais são ótimas para impulsionar o reconhecimento de novas empresas de todos os portes. Muitas vezes, quando uma pessoa vai procurar informações sobre um serviço ou marca, ela utiliza essas plataformas.
Em geral, publica-se conteúdo orgânico (ou seja, que não é pago) com foco no engajamento do público-alvo. As ferramentas de anúncio dessas redes, por outro lado, permitem que postagens patrocinadas cheguem a pessoas que tenham interesses relacionados a um produto ou serviço oferecido, mesmo que elas não sigam o perfil da marca.
Anúncios do Google
O Google é o principal mecanismo de busca da internet atualmente. De forma inteligente, ele exibe anúncios para usuários no momento de suas pesquisas, auxiliando negócios que procuram atrair mais clientes.
Por isso mesmo, investir no Google Ads, a ferramenta de anúncios dessa plataforma, costuma ser parte do processo de desenvolvimento de uma estratégia de marketing. Com campanhas bem focadas, é possível atrair pessoas para uma nova página na web, vender produtos e até mesmo reforçar a posição de uma marca no mercado.
E-mail marketing
O e-mail marketing consiste em uma ferramenta específica para negócios que já possuem uma ampla base de clientes cadastrados. Trata-se de um contato direto com o público e por isso é indispensável para construir uma relação de confiança e fidelizar pessoas.
Com o envio dessas mensagens, é possível divulgar conteúdo de interesse do público e fortalecer uma marca, além de comunicar o lançamento de um novo produto, uma promoção ou eventos específicos.
YouTube
Vídeos são uma mídia em alta na internet. O YouTube, como um dos mais abrangentes sites do gênero, é um ótimo canal para a divulgação de conteúdos informativos ou promocionais.
Empresas podem criar anúncios para serem inseridos na plataforma e alcançar novas pessoas. Trata-se de uma estratégia relativamente eficiente, pois o YouTube designa esses informativos para usuários interessados em temas ou assuntos similares aos de um produto ofertado.
Marketing digital e suas vantagens
Investir em marketing digital pode trazer benefícios para negócios de todos os portes. Entre suas principais vantagens, é possível citar:
Alcance Global
A web e as redes sociais podem ser acessadas por pessoas de todo o globo. De acordo com o serviço oferecido por um negócio, isso pode ser benéfico para alcançar um público maior e assim se estabilizar no mercado.
Possibilidade de segmentação
Todas as campanhas de marketing digital são segmentadas. Isso representa chances maiores de conquistar possíveis clientes com um perfil qualificado para uma empresa e evitar que informativos acabem ficando perdidos em canais de pouca relevância.
Medição de resultados
Todos os resultados de uma campanha poderão ser analisados com base nos dados obtidos no período de sua divulgação. Essas informações são vitais para tomadas de decisões em relação às futuras estratégias de publicidade de uma empresa.
Baixo custo
Os custos com marketing digital são relativamente mais baixos do que os do marketing tradicional. Desse modo, mesmo empresas de pequeno porte podem começar a desenvolver campanhas e atrair um bom público no ambiente virtual.
Curso de marketing digital: por que fazer?
Profissionais ou empreendedores com pouco ou nenhum conhecimento sobre marketing digital podem se beneficiar com um curso sobre o assunto. Eles terão contados com conceitos abrangentes do tema e conhecer ferramentas que otimizam os resultados de suas campanhas.
Além disso, com a tecnologia em constante evolução, estudar esse conteúdo se torna valiosa ferramenta para manter-se atualizado com as novas técnicas para a implantação de estratégias publicitárias nos meios virtuais.
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