Uma gestão eficiente é essencial para o desenvolvimento de um negócio. Por isso, o gerente administrativo assume um dos cargos mais importantes em qualquer organização, sendo responsável pelo gerenciamento das equipes de vários setores.
Por possuir uma alta posição interna nas empresas, essa profissão é bastante almejada por quem busca seguir a carreira administrativa. Mas quais são as principais funções desse profissional? Quais suas habilidades? Como se qualificar para assumir tais responsabilidades?
As respostas para essas questões serão respondidas a seguir:
Sumário
As funções de um gerente administrativo
O papel do gerente administrativo é guiar as ações da empresa. Nessa tarefa, utiliza como base a visão e os valores determinados pela presidência ou pelos donos. Por isso, ele precisa estar bem alinhado com os propósitos da organização e possuir um conhecimento amplo de sua estrutura.
Conhecido também como diretor administrativo, ele desempenha esse papel por meio da elaboração e implementação de processos de trabalho às distintas áreas de um negócio. Muitos processos logísticos passarão pela supervisão dele e serão analisados cuidadosamente.
Embora delegar tarefas faça parte de sua rotina, o gerente administrativo ainda deve cumprir diversas outras obrigações de sua área. Entre suas funções, destacam-se:
- Definição de estratégias para o futuro do negócio e elaboração do planejamento a médio e longo prazo;
- Acompanhamento e estudos dos dados obtidos com atividades realizadas pela empresa;
- Produção de relatórios gerenciais com as informações colhidas nessas análises;
- Promoção de mudanças estratégicas nos times e em processos predefinidos sempre que necessário, visando o crescimento da organização;
- Oferecimento de suporte à equipe de recursos humanos na contratação de novos colaboradores;
- Participação do processo de treinamento dos contratados.
Por manter contato com muitos setores, que vão desde a presidência até equipes operacionais, o gerente administrativo também precisa estar preparado para atuar na resolução de conflitos entre os diferentes times.
Quais são as habilidades de um gerente administrativo?
O gerente administrativo deve possuir uma visão estratégica bem elaborada, capaz de visualizar oportunidades de crescimento com base nas metas da presidência. Espera-se ainda que ele seja um ótimo gestor de pessoas e saiba gerenciar o seu tempo e o do restante de sua equipe.
Por essa razão, é vital que ele tenha aprimorado habilidades como:
- Ótima comunicação;
- Conhecimentos de finanças e organização de recursos;
- Noção de técnicas de gerenciamento ágil;
- Boa relação interpessoal;
- Capacidade analítica;
- Paciência e habilidade para lidar com conflitos;
- Pensamento estratégico;
- Domínio em softwares de gestão;
- Competência para oferecer feedbacks construtivos.
Vale ressaltar que, para alcançar tal cargo no mercado de trabalho, é preciso de uma boa qualificação na área administrativa. Por isso, profissionais que atuam como gerentes administrativos estão sempre realizando cursos de atualização e participando de palestras de seu setor de atuação.
As oportunidades no mercado
Toda empresa precisa manter uma área de gestão bem-organizada. Por isso, um gerente administrativo encontrará várias oportunidades de atuação em todos os departamentos do mercado de trabalho.
Entretanto, dependendo do setor em que atua, é necessário que o profissional possua conhecimentos específicos da determinada área.
Por esse motivo é recomendado que ele estude com atenção o setor específico no qual deseja ingressar. Algumas vezes, uma especialização focada em um nicho garante mais chances de colocação para uma pessoa do que para aquelas que decidem obter conhecimento de modo geral.
Como trata-se de um cargo de alta posição hierárquica em uma empresa, os salários de um gerente administrativo costumam ser altos. A média atual está na faixa de R$ 4,5 mil sem considerar possíveis benefícios.
Como alcançar um cargo de gerente administrativo?
Espera-se que um gerente administrativo tenha alta qualificação. Por isso, profissionais que desejam alcançar tal cargo em geral devem realizar diversos cursos na área administrativa para alimentar seu currículo e possuir ao menos uma graduação.
Entretanto, muitos indivíduos obtêm essa colocação após trabalharem por um período em cargos de gestão. Por isso, vale a pena procurar por oportunidades profissionais em posições hierárquicas menores para iniciar uma carreira administrativa.
Com a experiência adquirida com o tempo e muito estudo, será mais fácil para uma pessoa atingir as posições de gerência em uma empresa.
Um cargo inicial que pode ajudar o profissional a assumir essa posição é o de Assistente Administrativo. Trata-se de uma posição que não necessita de graduação, embora exija uma qualificação. Também é possível iniciar carreira na área em cargos menores como aprendiz e estagiário a fim de evoluir ao longo dos anos.