Presentes na vida de muitas pessoas em todo o mundo, as redes sociais já deixaram de ser plataformas usadas apenas para a troca de contatos e informações. As marcas também utilizam esses locais virtuais como canais para a interação com o público.
Empresas de todos os setores constroem estratégias de marketing focadas nessas comunidades para atrair novos clientes potenciais. Para isso, contam com a presença de um profissional de social media em seus times de marketing.
Portanto, trabalhar com redes sociais se tornou uma oportunidade de carreira para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Quer saber mais sobre a área e quais suas possibilidades de atuação? Continue acompanhando este texto:
Social media e seu papel na comunicação digital
Embora qualquer empresa possa criar uma página nas redes sociais, pensar de forma estratégica a posição dessas plataformas em uma campanha de marketing é uma tarefa que exige esforço. Além disso, canais como Facebook e Instagram possuem diversos recursos específicos. Torna-se necessário ter alguém especializado para controlar essas ferramentas e examinar os dados obtidos com precisão. Chamado de analista de social media ou apenas social media, é o profissional que atua tanto na administração quanto no estudo e desenvolvimento de materiais para essas comunidades virtuais. Trata-se de um colaborador com muitas responsabilidades e que precisa ter um ótimo conhecimento de posicionamento de marca, a fim de construir estratégias eficientes para um negócio. Ele será o responsável por manter um fluxo constante de produção de conteúdo em uma rede social, identificar oportunidades e até realizar o atendimento ao cliente quando necessário. Ter um conhecimento amplo e atualizado das principais plataformas é primordial para esse profissional. Assim, ele pode contribuir com o crescimento de uma empresa, ao mesmo tempo em que participa das estratégias de atração de novos públicos.Por que as redes sociais são importantes no mercado atual?
As redes sociais causaram um profundo impacto na comunicação e, por isso, se tornou fundamental que as organizações estejam presentes nesses ambientes. Ter uma página em plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn atualmente é até mesmo uma maneira de conquistar a confiança do público. As comunidades virtuais agilizam o atendimento, estreitam as relações com consumidores e são essenciais para a divulgação de produtos. Entretanto, para conseguir se firmar nesse ambiente, as marcas devem saber comunicar-se com o público. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma forte presença nas redes faz a diferença para negócios que buscam evoluir.As funções de um social media
O social media deve sempre considerar os objetivos de uma empresa nas comunidades virtuais. Ele precisa traçar estratégias de comunicação que melhorem o posicionamento da organização em seu momento atual. Além disso, deve ficar de olho em métricas e redes sociais em ascensão. Embora as demandas desse profissional possam variar de empresa para empresa, há algumas atividades comuns à sua rotina de trabalho. Confira algumas das suas funções mais habituais:Elaboração de planejamentos
O primeiro passo no trabalho de um analista de redes sociais é elaborar o planejamento estratégico da marca. Isso deve ser feito levando em consideração vários fatores, como o público-alvo, os valores da empresa e os canais a serem utilizados. Esses elementos são essenciais para construir um tom de voz para a organização, que direciona os materiais produzidos. Deve-se ainda avaliar o estado do mercado e qual o papel da atuação do social media na estratégia geral do negócio. Com base nisso, é criado um cronograma de publicações ou peças de campanha que promovam um desenvolvimento eficiente da comunicação da empresa.Produção do conteúdo
Os tipos de conteúdo que serão utilizados nas mídias sociais podem ser diversos: desde textos, imagens, vídeos e materiais interativos como enquetes. Eles podem ser utilizados em campanhas ou na alimentação de uma página on-line. Dependendo da empresa, o analista de social media pode coordenar a produção dessas ideias ou ser ele próprio o responsável por seu desenvolvimento. No primeiro caso, ele será responsável por delimitar um conjunto de instruções para designers e redatores que vão conceber esse material. Entretanto, em alguns casos ele deverá redigir o texto de um conteúdo ou elaborar a imagem/vídeo que o acompanhará. Independentemente de como será sua participação nessa etapa, o ideal é que ele tenha tudo organizado e pronto com antecedência em relação aos prazos de entrega. Desse modo, é possível divulgar publicações e campanhas sem perder um momento oportuno e, se preciso, remanejar o lançamento das publicações.Monitoramento dos dados
Com os conteúdos publicados, chega a hora de analisar qual o desempenho deles junto ao público. O monitoramento verifica as métricas obtidas de cada material e como o público respondeu às campanhas. Essa etapa também examina os comentários dos clientes do negócio nas redes sociais. É preciso identificar se eles estão elogiando o serviço da empresa ou se há alguma reclamação. Por meio dessa análise, consegue-se descobrir qual o nível de eficiência do planejamento, propor melhorias e aperfeiçoar os materiais posteriores. Essa etapa também pode incluir a preparação de um relatório com os principais dados identificados. Tal documento costuma ser uma forma eficiente de evidenciar os resultados obtidos e justificar as ações que virão em seguida.Prestar atendimento à comunidade
O público gosta e vai interagir com uma marca em uma rede social para tirar dúvidas ou obter mais informações. O social media pode ter o papel de prestar atendimento às pessoas nesse momento, respondendo a todas as suas mensagens. Essa atividade é vital para manter uma boa relação com os clientes em geral. Um comentário ignorado por muito tempo ou não respondido pode ser visto com maus olhos pelos seguidores da marca e prejudicar a imagem dela. Vale citar que tal trabalho algumas vezes pode ser feito por um outro profissional, o chamado analista de comunidade. Entretanto, em algumas empresas, a função desse colaborador está mesclada com a do social media.Habilidades do social media
Há algumas habilidades e características que um profissional de mídias sociais deve possuir para realizar suas atividades com eficiência. Entre essas competências, é possível citar:- Ser um heavy user de redes sociais, ou seja, utilizar com frequências essas plataformas e conhecer suas aplicações;
- Estar sempre atualizado com as tendências do mundo em geral. Isso é importante tanto para conhecer novas comunidades como para criar peças adequadas ao público atual;
- Possuir um ótimo domínio da língua portuguesa para construir textos, relatórios e roteiros, sempre de olho na melhor comunicação com o cliente;
- Ter um bom conhecimento de marketing para conseguir alinhar seus planejamentos à estratégia de campanha geral da marca;
- Ser criativo para propor novos conteúdos e assim alimentar as redes com proposta inteligentes e diferentes.