Uma dúvida muito comum que envolve profissionais que atuam em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) diz respeito a como eles podem realizar uma avaliação de impacto social eficiente.
O objetivo principal de um projeto social é gerar mudanças significativas e positivas para a população. Entretanto, para garantir que os esforços dos envolvidos realmente estejam dando resultados, é preciso estudar a eficiência dessas ações de maneira qualitativa e quantitativa.
Uma OSC que promove atividades educacionais, por exemplo, não pode apenas mensurar os efeitos de seu trabalho com base nos livros doados para um grupo de escolas. Ela precisa verificar se houve uma melhora no nível de educação das pessoas assistidas ou se o número de crianças na escola cresceu.
Em vista disso, as organizações implementam programas de avaliação de impacto social para conseguir ter em mãos dados reais sobre as implicações de seus projetos.
Se você tem dúvidas sobre o tema ou não sabe como realizar esse estudo da maneira correta, continue acompanhado este conteúdo:
A definição de uma avaliação de impacto social e sua importância
A avaliação de impacto social pode ser vista como uma análise crítica de dados e indicadores referentes a resultados de ações de organizações do Terceiro Setor. Trata-se de um método para averiguar se os objetivos dessas atividades estão sendo alcançados e se a metodologia aplicada está realmente gerando uma mudança positiva na qualidade de vida da população. Os resultados obtidos com essa mensuração ajudam uma OSC a traçar uma relação de causalidade entre suas ações e possíveis mudanças sociais. Entre os benefícios de realizar tal estudo e obter tais dados, é possível citar:- Desenvolvimento de processos de atuação melhores para promover impactos mais significativos na sociedade;
- Melhora na tomada de decisão em vista da missão delimitada pela organização e suas ações prévias;
- Possibilidade de divulgar resultados concretos do trabalho executado, o que ajuda a promover o engajamento da população;
- Maior valorização do trabalho da OSC com base em seus resultados, aumentando as chances de conseguir novos financiamentos e doações.