Quando grupos de indivíduos, instituições ou empresas se engajam por um determinado objetivo social, dizemos que eles estão realizando uma ação de advocacy. O termo é desconhecido pela maioria das pessoas, mas é de grande importância para a prática da cidadania. Se você quer saber mais sobre o tema, continue lendo este conteúdo. Vamos explicar detalhadamente:
O que é advocacy?
O termo vem do inglês to advocate, que significa advogar. Entretanto, a tradução literal da palavra não engloba a realidade da palavra advocacy, pois no Brasil está muito associado a ações do mundo jurídico. Apesar disso, ambas as palavras possuem suas similaridades. Assim como a atividade de advogar, o advocacy diz respeito à argumentação e defesa de uma causa, sendo aqui especificamente uma causa social. É por meio do advocacy que pessoas e instituições reivindicam melhorias e direitos, sempre com o objetivo de influenciar a elaboração de políticas públicas.O que é um projeto de advocacy?
Os projetos relacionados ao advocacy sempre estão relacionados a objetivos sociais. Um exemplo são os programas que buscam levar educação/informação a comunidades em vulnerabilidade social ou a conscientização da população quanto a problemas de saúde, como o combate ao câncer de mama. Muitas vezes, o poder público pode não considerar as questões levantadas por esses projetos como prioridade. O foco do advocacy é mudar essa mentalidade por meio de atividades como:- Publicação de artigos sobre o tema em revistas e jornais;
- Exposição de dados, com fontes, que descrevam o problema;
- Realização de pesquisas que comprovem a importância do assunto;
- Indicação de orçamentos para gestores públicos, com foco em expandir os recursos de políticas públicas.