A tecnologia surgiu com o intuito de facilitar as atividades da rotina de trabalho. Graças a ela, manipular dados, construir planilhas e gráficos se tornou muito mais simples. A ferramenta mais buscada nesses processos é o Excel, software muito conhecido em escritórios e no mercado de trabalho em geral.
Além da alta quantidade de funções, o programa é muito acessível e seu número de usuários só cresce. Em vista disso, muitas oportunidades de emprego exigem que o profissional tenha ao menos um nível de conhecimento básico na plataforma.
Para cargos mais altos, como funções de gerência e coordenação, ele ainda se torna uma das ferramentas mais comuns do dia a dia.
Nesse cenário, há áreas e profissões de grande procura que colocam os conhecimentos de Excel como competência fundamental. Quer saber quais são? Então confira a seguir:
Administração
A área administrativa está no topo dos setores que mais usam o Excel como ferramenta de seu trabalho diário. A organização é um ponto-chave para um profissional de administração. Ele precisa controlar rotinas, gerenciar demandas, desenvolver soluções logísticas, preparar relatórios, entre outras tarefas.
Para dar conta de tudo isso, muitas vezes ele elabora planilhas e gráficos. Por isso, seu conhecimento da plataforma é amplo e qualquer pessoa do segmento está sempre estudando os recursos do software.
Contador
Todas as empresas precisam gerenciar seus recursos financeiros e garantir que os dados estejam alinhados com a regulamentação vigente. O contador é o responsável por isso e exerce sua função com a ajuda do Excel.
O conhecimento da ferramenta para tal atuação é bem aprofundando. Além da capacidade de fazer contas, o profissional deve organizar um grande volume informações contábeis.
Trata-se de uma habilidade que só alguém com alta experiência na plataforma possui, algo muito comum no ramo da contabilidade. Mesmo aqueles que atuam como auxiliar contábil ou estagiários possuem esse bom conhecimento.
Diretor financeiro
Outro profissional que trabalha com os recursos monetários de um negócio, o diretor financeiro também conta com o Excel como sua ferramenta de uso diária.
Conhecido em alguns locais como Chief Financial Office (CFO), sua principal função é o planejamento das finanças da empresa, tarefa que envolve a análise de números diversos. Com os recursos de construção de planilhas automatizadas da ferramenta, ele pode fazer a gestão de entradas e saídas com maior agilidade.
Desse modo, o diretor financeiro poderá tomar decisões mais assertivas e criar estratégias para negociação de dívidas sempre que necessário.
Gestor de marketing digital
Este profissional de marketing digital atua coordenando diversas campanhas e gerenciando os contatos de possíveis clientes. Nesse processo, o Excel o auxilia a monitorar os resultados obtidos e identificar o grau de eficiência de uma estratégia.
A plataforma também é de extrema ajuda na criação de relatórios e produção de apresentações com gráficos e tabelas. Desse modo, é mais simples ilustrar o retorno obtido com o investimento em publicidade.
Recursos humanos
Os profissionais de recursos humanos trabalham com uma série de dados relacionados aos colaboradores de um negócio. São informações referentes à satisfação das equipes, o controle de banco de horas, números de cursos de capacitação, entre outros.
Com um estudo desse material, ele poderá traçar planos de melhora de engajamento e eficiência da empresa. Para realizar tal gerenciamento, ordenar tais conteúdos em planilhas de Excel é vital para a organização dos processos.
Tecnologia da informação
A área de tecnologia da informação é uma das mais aquecidas no mercado atual. Além de atuarem na criação de softwares e soluções tecnológicas, os profissionais do setor precisam gerenciar bancos de dados.
Nesse processo, o Excel surge como uma ferramenta que torna tal atividade mais segura e rigorosa. Vale ainda mencionar a facilidade que essa plataforma traz na formatação de relatório de auditoria de conteúdos.
Como desenvolver habilidades com o Excel?
A melhor maneira de conhecer o básico sobre esse software é utilizando-o com frequência. Basta instalar o Pacote Office e começar a treinar o desenvolvimento de planilhas e gráficos com essa plataforma para começar a entender suas funcionalidades.
Entretanto, quem deseja ter um conhecimento aprofundado para atuar com excelência no mercado de trabalho, deve buscar uma qualificação profissional. A principal dica nesse caso são cursos de áreas relacionadas ao manejo do Excel e que incluam em sua grade de ensino algumas matérias sobre a ferramenta.
Este é o caso do curso de
Informática Básica da Fênix Educação. Ele conta com um conteúdo que aborda diversos programas essenciais ao mercado de trabalho, como é o caso do Excel.
Vale lembrar que nossa plataforma ainda possui muitos outros cursos que abordam ferramentas de gestão. Confira as qualificações relacionadas à trilha de conhecimento de seu interesse e bons estudos.