Estruturar processos dentro de um negócio é uma tarefa que exige um conhecimento extenso em torno das ações da empresa e de técnicas de gestão capazes de otimizar os procedimentos. Por isso, o gerente de projetos é um profissional tão valorizado pelas organizações.
Esse indivíduo trabalha incessantemente para avaliar ideias e estratégias que tragam melhores resultados. Continue acompanhando esse conteúdo e compreenda mais sobre as características, responsabilidades e o mercado de trabalho para esse cargo:
Sumário
O que faz um gerente de projetos?
Por ser uma das posições de liderança em uma empresa, a função de um gerente de projetos envolve um amplo volume de demandas. Ele é responsável por organizar, executar, gerenciar, delegar e acompanhar uma série de processos internos.
Trata-se de uma posição estratégica dentro das organizações que requer a compreensão completa dos aspectos operacionais para promover melhorias. Ele conhece todas as partes envolvidas em um projeto e, com isso, está apto a tomar decisões assertivas com base em uma avaliação ampla das metas a serem alcançadas.
Vale citar que este cargo ainda possui grandes chances de crescimento dentro de um negócio. O profissional que atua como gerente de projetos pode vir a ser escalado para iniciativas de maior responsabilidade e se tornar um gerente de portfólio de projetos, cuja função é priorizar os programas e as metas dentro de uma organização.
A relevância do gerente de projetos nas empresas
O papel desse profissional é visto como de alta importância para as empresas uma vez que ele colabora para um melhor uso dos recursos de um projeto visando ao crescimento com eficiência. Quem atua nesse cargo precisa definir cronogramas de entregas e os recursos a serem utilizados para a finalização das ações.
Quando o projeto já está em andamento, ele deve monitorar constantemente os processos internos, os gastos da empresa e verificar os indicadores alcançados em uma estratégia. Sempre que necessário, ele deverá agir com foco na correção de erros e prevenção de problemas.
Outras responsabilidades desse profissional ainda incluem:
- Definir as melhores metodologias operacionais para cada área da empresa;
- Auxiliar sua equipe a selecionar os prazos de entrega;
- Garantir que esses prazos sejam respeitados pelos colaboradores;
- Engajar os envolvidos de modo que eles alcancem bons níveis de produtividade;
- Construir relatórios e apresentá-los para as lideranças interessadas;
- Participar de reuniões e justificar as ações da equipe com base em dados e estratégias;
- Promover mudanças no projeto sempre que necessário.
Suas altas demandas justificam a tomada de decisões rápidas para que o projeto alcance as metas estipuladas pela empresa.
Competências para esse cargo
Para lidar com tantas demandas, o gerente de projetos precisa possuir uma mente analítica e conhecimentos administrativos aprofundados. Desse modo, ele conseguirá elaborar relatórios e atuar de forma estratégica junto aos objetivos dos stakeholders.
Necessário ainda que ele possua uma ótima capacidade de gestão de pessoas, uma vez que boa parte do seu trabalho é comunicar e auxiliar o restante de sua equipe nos processos internos do projeto.
O mercado de trabalho do gerente de projetos
A gestão de projetos é considerada um setor em ascensão no Brasil. Isso porque as empresas estão notando cada vez mais a importância de ter uma pessoa especializada para coordenar as ações realizadas internamente com foco na obtenção de melhores resultados e na otimização de recursos.
O profissional da área pode estar presente em basicamente qualquer organização que trabalhe com projetos. Algumas das que mais empregam são as instituições da construção civil, bancos ou negócios financeiros e agências de comunicação.
Um gerente de projetos iniciante costuma receber salários na faixa de R$ 6 mil mensais. Entretanto, conforme ganha experiência e cresce na empresa, ele pode alcançar rendas cada vez maiores e ultrapassar o valor de R$ 9 mil mensais. Para isso, é necessário apresentar bons resultados e buscar atualização a todo momento.
Como se tornar um gerente de projetos?
Primeiramente, é indispensável entender que, para ser contratado como gerente de projetos é preciso adquirir certa experiência no mercado. Entretanto, há algumas ações que uma pessoa pode realizar que agilizam a sua evolução no mundo profissional para conquistar esse cargo tão almejado. Confira:
Desenvolver sua comunicação
Saber se comunicar de maneira eficiente, tanto de forma verbal quanto escrita é algo essencial para quem atua em uma posição de liderança como o gerente de projetos. Quem atua nesse cargo precisa entrar em contato com uma grande multiplicidade de pessoas, desde os colaboradores da equipe, até o stakeholders e os clientes da empresa.
Dialogar de forma correta e adaptar seu linguajar ao público com o qual conversa torna-se assim algo rotineiro para esse profissional.
Conhecer ferramentas de gestão
As ferramentas de gestão ajudam a priorizar demandas e facilitam o dia a dia de trabalho de um gerente de projetos. Muitas empresas ainda exigem que uma pessoa em tal posição possua conhecimento de ao menos uma dessas ferramentas. Por isso, é indispensável se atualizar em torno de quais são os programas do tipo mais utilizados no mercado atual.
Buscar certificações na área
As certificações são uma forma de comprovar o conhecimento em torno de um assunto. Elas trazem credibilidade ao currículo e fazem com que o profissional se torne mais atrativo para as empresas. Investir em cursos e workshops na área que tragam esse tipo de certificação é algo essencial para quem deseja crescer em uma carreira de gestão de projetos.
A Fênix Educação pode ajudar profissionais nesse momento com o curso de Gestão de Projetos. Trata-se de uma qualificação que prepara o indivíduo para assumir posições estratégicas e tomar decisões que ajudem equipes a alcançarem as metas de um projeto com eficiência.
Além disso, o curso conta com certificação, que demonstra que o aluno está preparado para o mercado de trabalho.