A sustentabilidade tem se tornando um tema bastante discutido no mundo corporativo. O crescimento do interesse do público pela responsabilidade ambiental e social faz com que muitas empresas passem a investir em ações do gênero. Além disso, é consenso geral que o impacto ao meio ambiente pode afetar o acesso a recursos essenciais para muitos negócios.
O avanço das práticas de
ESG nas organizações abrem novos caminhos profissionais. Com isso, muitos profissionais notaram a possibilidade de trabalhar com causas socioambientais e adotar atitudes que consideram indispensáveis para todo o mundo.
As opções são amplas e incluem diversas áreas. Confira a a seguir algumas das profissões mais relevantes para quem deseja começar a trabalhar com sustentabilidade:
Advogado
Profissionais da área de advocacia podem atuar na prevenção de inflações ambientais ou aplicando ações a empresas que inflijam a legislação relacionada ao tema. Aqueles que trabalham desse modo atuam em de uma ramificação do setor conhecida como Direito Ambiental, cujo foco é a proteção do meio ambiente.
Esse profissional realiza consultorias para empresas, o que pode ocorrer com foco na elaboração de políticas internas ou na análise de processos que a organização esteja sofrendo. Quando uma corporação precisa obter licenças ambientais, ela também deve procurar um advogado especializado.
Arquiteto
As atividades de arquitetura também podem ser voltadas para a preservação do ecossistema e seus componentes. Para isso, além de trabalhar em projetos estrutural e esteticamente bem feitos, o profissional da área precisa considerar o impacto ambiental das ações para a concepção de suas ideias.
Por isso, é necessário utilizar a criatividade e ter conhecimento de ESG no momento de desenvolver algum tipo de estrutura. Em geral, o arquiteto pode trabalhar em escritórios com foco na estruturação de soluções ambientais para aplicar ações sustentáveis.
Biólogo
Um biólogo estuda os seres vivos e o seu ecossistema. O impacto da ação destruidora do homem sobre o meio ambiente é de extrema importância para tal profissional. Por isso, ele desenvolve frequentemente pesquisas sobre o assunto e publica seus estudos como forma de alerta para toda a população.
Ele tem um importante papel como educador e por meio de palestras pode divulgar descobertas importantes sobre o tema da sustentabilidade. Quando faz parte de um órgão público, ele ainda é responsável por organizar políticas de preservação ambiental.
Nas empresas, o biólogo ainda age como consultor, oferecendo alternativas para que a gestão incorpore ações socioambientais em seus processos.
Designer de produtos
Com o avanço da questão da sustentabilidade nas empresas, surgiu um novo tipo de designer. Esse profissional é responsável pela concepção de um produto desde suas características funcionais, até seu aspecto visual.
Isso inclui também sua vida útil e sua maneira de descarte. Por isso, quem deseja trabalhar com preservação ambiental pode encontrar nessa carreira uma ótima opção de desenvolvimento. Será necessário pensar em soluções que vão além da estética de um produto e permitam que ele e sua embalagem causem um baixo impacto ambiental.
Diretor de negócios
Muitas vezes, a iniciativa para a aplicação de ações sustentáveis em uma organização precisa vir de suas lideranças. Por isso, é fundamental que pessoas que atuam como diretores de negócios corram atrás de soluções sustentáveis para as empresas em que colaboram.
Isso significa que aqueles que buscam carreiras administrativas também podem atuar com foco na preservação ambiental. Para isso, é importante estudar sobre o tema e tomar conhecimento de como as ações de um gestor são essenciais para a aplicação de políticas relacionadas à questão.
Engenheiro ambiental
O engenheiro ambiental é um profissional cujas funções estão diretamente ligadas às questões socioambientais. Ele analisa projetos e seu impacto ao meio ambiente, buscando maneiras de diminuir esses danos. Em organizações públicas, toda a logística de processos de tratamento de esgoto, descarte de lixo e distribuição de água é feita por esse indivíduo.
Atualmente, empresas do setor privados também tem buscado por pessoas especializadas nessa área. O foco delas é na redução de resíduos e atividades danosas ao meio ambiente, algo que somente é possível fazer com bom conhecimento de engenharia ambiental.
Engenheiro químico
Um engenheiro químico atua de diferentes formas com foco na preservação ambiental. Ele pode desenvolver soluções para tratamento de líquidos e resíduos, bem como sistemas para diminuir os danos causados por gases do efeito estufa.
Muitos desses profissionais já estão se especializando nas políticas de ESG. Desse modo, eles são contratados em indústrias para supervisionar seus processos que possam causar algum dano ao ecossistema.
Empreendedor
Parece estranho, mas um empreendedor também pode voltar a sua atenção para a preservação do meio ambiente. Para isso, ele deve desenvolver um negócio focado em sustentabilidade e que utilize materiais de fontes renováveis e de baixo impacto ao ecossistema.
Empreender com consciência socioambiental não é simples, mas, quando um indivíduo sabe empregar seus recursos com essa causa, pode desenvolver um negócio bastante promissor. Isso porque o público costuma apoiar esse tipo de empreendimento e esta pode ser uma forma de se destacar no mercado.
Físico
A área da física é outra que oferece uma multiplicidade de oportunidades para quem deseja promover sustentabilidade e trabalhar com um propósito. Profissionais especializados podem , por exemplo, implementar um sistema de produção de energia limpa, como é o caso da solar e da eólica.
Outra opção é no desenvolvimento de maquinários que usem fontes combustíveis com baixo impacto ambiental. Essa inclusive é uma atividade imprescindível para a evolução tecnológica de diversas indústrias de maneira sustentável.
Como saber mais sobre a questão da sustentabilidade no ambiente de trabalho?
Para se aprofundar sobre a questão da sustentabilidade e suas possibilidades no mercado de trabalho, é necessário ler e estudar sobre o tema. A participação de palestras também é importante, uma vez que com elas é possível ter acesso a diferentes pontos de vista e criar uma rede de contatos profissionais.
Na Fênix Educação, a indicação é o curso Formação & Consultoria em ESG, que traz um conteúdo completo e prático para estruturar sua carreira com foco em ESG.
Conheça o curso e saiba mais sobre esse tema!