A área de administração é uma das que mais emprega em todo o mercado. Por isso, chama a atenção dos profissionais que buscam se firmar no mundo corporativo. O cargo de assistente administrativo é visto por muitos como uma porta de entrada para esse setor e um passo essencial para uma carreira de destaque.
De fato, essa é uma função necessária em qualquer organização, responsável por organizar diversas tarefas junto às diferentes equipes de uma empresa.
Por possuir altas responsabilidades, os times de recrutamento esperam que um assistente administrativo possua determinadas habilidades. Confira a seguir as competências mais requisitadas para esse cargo e esteja preparado para o mercado de trabalho!
Sumário
1) Ótima organização
Todo profissional que trabalha em cargos administrativos precisa ser responsável e possuir uma mentalidade organizadora. Isso porque ele terá o dever de gerenciar não apenas suas próprias atividades do dia, mas também as do restante de sua equipe.
No caso do assistente administrativo, essa habilidade ainda se mostra relevante no decorrer de algumas de suas principais funções, como a organização de documentos e a estruturação de planejamentos.
Quanto mais bem desenvolvida sua habilidade de organização, melhor será sua capacidade de exercer funções com excelência e superar desafios.
2) Proatividade e autonomia
Essas são duas competências que andam de mãos dadas. Para executar suas tarefas, o assistente administrativo precisa ter um conhecimento completo das obrigações de seu setor e de sua equipe. Isso lhe dará autonomia para realizar atividades e delegar demandas.
Embora ele precise seguir as ordens de seus líderes, ele também deve ter autonomia para gerenciar rotinas com foco em melhorar os processos da empresa.
Nesse ponto, entra a questão da proatividade. Ao notar algum contratempo, o profissional deve agir rápido com base em seus conhecimentos para buscar uma solução. O ideal é que ele consiga contornar dificuldades menores sem esperar ordens superiores.
3) Conhecimentos de informática
Dominar as habilidades de informática básica é algo essencial para qualquer assistente administrativo. A rotina desse profissional envolve o uso de aplicativos e softwares para o gerenciamento correto de demandas.
Além disso, ele muitas vezes fará apresentações que serão exibidas em reuniões com o restante da equipe, o que torna tais conhecimentos ainda mais indispensáveis.
Importante citar que também é esperado que esse indivíduo tenha facilidade em aprender novas ferramentas. O motivo é a agilidade com que novos programas de gerenciamento surgem a todo momento com o avanço tecnológico.
4) Adaptabilidade
Os desafios na rotina de um assistente administrativo são constantes, o que muitas vezes exige uma capacidade de adaptação acima do normal. Ele precisa verificar se os processos atuais condizem com as metas da empresa e sempre que possível sugerir mudanças.
O profissional ainda atuará ao lado de diversos colaboradores, que por sua vez possuem personalidades distintas. A adaptabilidade o ajuda a trabalhar melhor ao lado de tantas pessoas para que ele consiga extrair uma atuação eficiente de cada um.
5) Gestão de Tempo
O agendamento de reuniões, a coordenação de atividades da equipe e até mesmo a organização de treinamentos fazem parte da rotina do assistente administrativo.
Por isso, esse indivíduo deve ter uma ótima capacidade de gestão de tempo. Desse modo, ele poderá garantir que a agenda de todos os colaboradores progridam de forma eficaz, sem prejudicar o fluxo dos processos de trabalho.
6) Meticulosidade
O assistente administrativo terá de revisar diversos documentos, dados e relatórios. Nesse momento, ser meticuloso e prestar muita atenção aos detalhes são competências que fazem a diferença no seu dia a dia de trabalho.
Deve ser um hábito desse profissional a revisão contínua de todos os arquivos que passam por ele. Muitas vezes, deixar uma informação errada prosseguir prejudicará todo o processo de uma empresa.
7) Facilidade de comunicação
A comunicação estará presente em diversos momentos na rotina de um assistente administrativo. Seja em uma reunião com suas lideranças ou no momento de delegar uma tarefa, ele terá de se comunicar com seus colaboradores.
Saber dialogar com eficiência e, mais ainda, entender “o que” e “como” dizer em determinado momento é essencial para que esse profissional possa criar um clima organizacional harmônico junto ao seu time. Além disso, a competência ainda o ajudará a melhorar seu relacionamento com os demais companheiros.
Como desenvolver as competências de um assistente administrativo?
A melhor forma para resolver essa questão é buscando por cursos de qualificação na área administrativa. A Fênix Educação pode ajudar profissionais com tal aspiração nesse momento.
A plataforma conta com o curso de Assistente Administrativo, que ajuda ao aluno a desenvolver as principais competências do setor com um material rico e explicativo.
Conheça o curso agora mesmo e dê um novo passo na sua carreira administrativa!