Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Durante muito tempo, o mundo dos negócios foi predominantemente masculino. Entretanto, após longos anos de luta por igualdade de oportunidades, as mulheres estão alcançando protagonismo nesse ambiente. Tudo graças ao investimento em ideias próprias e inovadoras. Isso deu origem ao chamado empreendedorismo feminino.

O termo inclusive tem ganhado destaque no universo dos empreendedores e se tornou vital para o desenvolvimento da sociedade. Isso porque, quando são concedidas oportunidades iguais para ambos os gêneros no mundo empresarial, se tem também crescimento econômico.

Continue acompanhando este conteúdo e saiba mais sobre essa forma de empreendedorismo e outros detalhes de sua relevância:

O que é o empreendedorismo feminino?

O termo diz respeito a negócios que são idealizados ou liderados por mulheres em qualquer setor da sociedade. Ele envolve tanto uma empresa criada do zero por uma mente feminina, como organizações que possuam gestoras nos cargos mais altos de sua hierarquia de comando.

Em um aspecto comercial, o objetivo do empreendedorismo feminino é o mesmo que o de qualquer outro: oferecer bons serviços aos clientes. Entretanto, há um aspecto social muito relevante. Esse modelo de empreendimento busca fortalecer o protagonismo feminino em um ambiente antes limitado aos homens.

Mesmo compondo metade da população mundial, no passado as mulheres sofriam com diversas dificuldades para conseguir liderar um negócio. Além do preconceito de gênero dentro das empresas, quando queriam abrir uma empresa, precisavam da autorização dos maridos em documentos comerciais.

Felizmente, o empreendedorismo feminino cresce cada vez mais, principalmente no Brasil. O Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) aponta que quase metade dos pequenos empreendimentos no país possuem o comando delas. Além disso, pelo menos 40% dessas empreendedoras sustentam as famílias com seus empreendimentos próprios.

Dados do Global Entrepreneurship Monitor 2021 ainda colocaram o Brasil como um dos 10 países com o maior número de mulheres líderes de negócios em todo o mundo. O foco dessas empresas costuma ser na área de serviços e comércio de bens.

Contudo, esse avanço nos números do empreendedorismo feminino não veio sem algumas dificuldades pontuais.

As barreiras para as lideranças femininas

A desigualdade de gênero ainda se faz presente no momento em que as mulheres tentam empreender. É o que acontece quando elas solicitam empréstimos em bancos para iniciar suas operações. Os valores oferecidos às empreendedoras são inferiores aos dos homens. Além disso, elas costumam pagar cerca de 3,5% de juros a mais para quitar suas dívidas.

Vale ainda lembrar que elas enfrentam desafios para encontrar uma rede de apoio nesse ramo. Donas de negócio costumam ser vistas com descrença em um ambiente dominado por gestores masculinos. Por isso, elas têm mais dificuldade em conseguir sócios e se estabelecer no mercado.

Apesar disso, a taxa de inadimplência das mulheres é menor e as líderes femininas costumam ter uma escolaridade superior à de seus pares.

Qual é a importância do

O combate à desigualdade de gênero é um dos principais benefícios do empreendedorismo para a sociedade. Essa é uma maneira de reafirmar que todos têm chances iguais de sucesso no mercado. Desse modo, mulheres e garotas se sentem motivadas a investirem em uma formação que lhes assegure uma colocação profissional.

um grupo de mulheres trabalhando juntas

Quando se tornam empreendedoras, elas também podem alcançar a chamada independência financeira. Isso permite que donas de casa não precisem se submeter a parceiros abusivos por não possuírem meios de se sustentar.

Do ponto de vista econômico, um número maior de líderes mulheres também significa crescimento da economia do país. Além disso, o empreendedorismo feminino gera novos empregos e permite que outras pessoas também obtenham renda própria e acesso a uma vida digna.

Necessário ainda dizer que, graças à iniciativa delas, tem sido possível encontrar soluções para problemas antes não pensados pelos homens.

Muitas lideranças femininas se empenham em descobrir maneiras de resolver questões que envolvem especificamente as mulheres. Assim, esse público pode desfrutar de uma melhor qualidade de vida ao ter acesso a produtos feitos para auxiliá-las em suas dificuldades diárias.

Por que o empreendedorismo feminino cresce no Brasil?

O destaque que o tema tem ganhado no mercado nacional não surge sem motivo. Diferentes fatores estão impulsionando o empreendedorismo feminino no país, como por exemplo:

  • A representatividade das lideranças femininas. Quanto mais empreendedoras e gestoras surgem, mais mulheres se sentem seguras para iniciar um negócio próprio ou procurar qualificação;
  • A facilidade que se tem para empreender. Como avanço tecnológico, ficou mais simples ter recursos para iniciar um negócio. Além disso, a possibilidade de abrir um MEI também torna o empreendedorismo mais acessível;
  • Maior liberdade de escolha, já que muitas mulheres já não se sentem à vontade apenas assumindo o papel de donas de caso. Elas querem também ajudar a manter seus lares.

Outra reflexão necessária é sobre a empregabilidade feminina. Embora não seja um ato aceitável, algumas empresas demitem funcionárias que possuem filhos após o período de licença-maternidade.

Nesse processo, a solução encontrada por muitas mulheres para continuarem a obter renda própria é empreender.

Principais tipos de negócios comandados por mulheres

Uma mulher pode iniciar um negócio em qualquer setor do mercado. Entretanto, há alguns tipos de empreendimentos que se destacam por possuírem grande volume de lideranças femininas. Alguns deles são:

  • Moda e beleza: muitas lojas de roupas, acessórios, além de marcas de perfumaria e produtos estéticos possuem lideranças femininas;
  • Arquitetura e decoração: diversas são as empreendedoras seguem carreira com escritórios de arquitetura ou de design de interiores;
  • Saúde e bem-estar: a venda de produtos para alimentação saudável ou academias para treinamento físico também são negócios escolhidos por elas;
  • Maternidade: algumas mulheres investem em soluções para mães. Isso inclui tanto empreendimentos com produtos para bebês, como novas tecnologias de cuidado que auxiliam os pais da criança.

Os serviços oferecidos podem ser disponibilizados de forma variada. Algumas empreendedoras investem em um espaço físico para atender seus clientes. Outras apenas realizam serviços on-line, geralmente por meio de e-commerce ou consulta à distância.

Dicas para mulheres que querem ter um negócio

Todas as mulheres podem empreender e não existe uma graduação obrigatória para iniciar um negócio. Entretanto, há algumas dicas que uma empreendedora deve seguir para alcançar certo sucesso com seu negócio próprio, como por exemplo:

Analisar o mercado

Um passo fundamental é identificar o estado atual do mercado da sua área e a demanda por soluções específicas. Se for um negócio físico, é importante verificar quais são os tipos de serviço que estão faltando na região em que o empreendimento será aberto. Negócios on-line devem ser feitos com maior cuidado, pois a competição pode ser grande.

Vale ficar de olho nos concorrentes, investigar de que forma eles se comunicam e quais as inovações que estão trazendo para o mercado. Além disso, é essencial estudar o público e entender como engajá-lo para a compra de um produto.

Buscar qualificação

Embora não exista graduação para iniciar um negócio próprio, estudar questões relacionadas ao ato de empreender é indispensável para o sucesso de uma empresa.

A Fênix Educação busca capacitar jovens empreendedoras nesse momento! Com o curso de Empreendedorismo, as alunas têm acesso a técnicas e metodologias completas para a gestão de um negócio com eficiência, levando em consideração diversos pontos relevantes do mercado.

Importante citar que o empreendedorismo feminino também engloba mulheres em cargos de liderança em outras empresas. Se este for o caso de uma empreendedora, a capacitação com um curso específico na área é ainda mais relevante. Somente com a comprovação de sua competência, ela conseguirá crescer em uma organização.

Fazer um orçamento

Empreender requer investimento. Por isso, a empreendedora deve elaborar um planejamento prévio de seus gastos, o que inclui a compra de materiais, maquinário e o pagamento de funcionários.

Além disso, é recomendado que pesquise sobre as futuras dívidas com impostos para garantir que a empresa esteja em conformidade legal.

Procurar contatos na área

Ter outras pessoas ligadas à área da gestão e do empreendedorismo pode ajudar significativamente uma empreendedora a crescer no mercado. Por isso, ela deve criar uma rede de apoio com outras empresárias e trocar conhecimentos sempre que possível.

As redes sociais podem ajudar nesse momento. Há diversos grupos focados no empreendedorismo feminino nos quais se pode fazer parte para descobrir novas formas de gestão eficiente ao lado de mulheres empresárias.