A sociedade atual está em constante transformação. Novas descobertas são feitas a todo momento e a tecnologia evolui para melhorar a qualidade de vida da população. Isso só é possível porque a inovação e o pensamento disruptivo fazem parte da cultura contemporânea.
Esse desenvolvimento social está diretamente associado às mudanças que movimentam o mundo corporativo. Inovar é uma forma de possibilitar o crescimento econômico, tema altamente discutido por gestores de diferentes setores.
Entretanto, engana-se quem pensa que inovação é apenas inserir uma nova tecnologia em uma empresa ou algo que necessita de grande investimento econômico para acontecer. O termo é mais abrangente e, por isso mesmo, é necessário compreendê-lo a fundo para saber como trabalhar essa ideia no ambiente corporativo.
Inovação: o que é?
O conceito de inovação pode ser definido como a criação de algo novo, como uma renovação ou como uma mudança. Porém, é preciso entender que nada disso precisa ser feito do zero e nem estar alinhado a algo revolucionário, principalmente quando trazemos o termo para o mercado atual. Aprimorar um produto ou processo, mesmo que ele já exista, também é um modo de inovar. O importante é que ocorra algum nível de transformação significativa e que ela seja benéfica para o negócio em questão para que possa ser tirada do papel de forma eficiente. Isso porque, no contexto empresarial, a inovação deve ser sustentável economicamente e garantir o aumento de rendimento e expansão de uma organização.Por que inovar é vital?
Porque seu objetivo é oferecer melhores produtos e serviços para o público. Trata-se de algo que movimenta o capital e gera crescimento financeiro. O processo causa um forte impacto nas empresas em geral, tirando-as da estagnação e tornando o mercado mais competitivo. Justamente por isso, gestores que não colocam a inovação como um ponto essencial de seus negócios não estão avaliando as condições mercadológicas de maneira estratégica a longo prazo. Uma organização estagnada pode manter-se relevante por um curto período de tempo. Entretanto, caso não tenha estrutura para incorporar possíveis transformações de mercado, sofrerá com uma queda de seu público para os concorrentes. Desse modo, inovar não é apenas oferecer um serviço mais eficiente ao cliente final: trata-se também de manter-se competitivo comercialmente.Vantagens da inovação para um negócio
Estrategicamente, inovar é continuar importante no mercado. Entretanto, há outros benefícios que essa atitude pode trazer a uma empresa, tais como:- Aumento da adaptabilidade do negócio, permitindo a superação de desafios de forma mais rápida;
- Ampliação de sua relevância no mercado, de modo que a organização consegue atrair a atenção de novos clientes;
- Torna o processo de tomada de decisões mais eficiente, uma vez o pensamento inovador permite que gestores visualizem a economia de forma integral;
- Fortalece a criatividade dos colaboradores, permitindo que se sintam mais abertos para encontrar novas soluções e tornar o processo de inovação algo natural no negócio;
- Geração de novas oportunidades para a empresa, pois a partir da inovação ela pode descobrir como se inserir de maneira eficaz em outros nichos;
- Melhora do relacionamento com o cliente, que identifica na inovação um avanço na sua qualidade de vida e assim compreende que o negócio em questão está comprometido com seu bem-estar.