O alto volume de demandas burocráticas faz com que o assistente administrativo esteja presente em todos os tipos de empresa. Ele é responsável pelo suporte logístico de um negócio e pode auxiliar mais de uma área em um local de trabalho. Tudo isso graças à sua versatilidade e amplo conhecimento de gestão.
Como muitos profissionais atuam nessa função, é fundamental que eles conheçam as oportunidades de crescimento do mercado. Assim podem realizar o planejamento de sua carreira.
Quer conhecer mais sobre a evolução dessa função? Então confira cargos relacionados à jornada de desenvolvimento do assistente administrativo:
Funções iniciais
Embora alguns profissionais iniciem sua carreira como assistente administrativo, é bem comum que uma pessoa assuma cargos menores antes de atingir tal responsabilidade. As funções de aprendiz e estagiário são as primeiras da área de administração e contemplam atividades básicas de suporte. São vistos como uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e se inserir dentro de uma empresa. O auxiliar administrativo é considerado o cargo seguinte. Suas demandas são um pouco mais complexas e ele pode atuar lado a lado de outras lideranças, inclusive do assistente administrativo. Serviços de atendimento e organização costumam fazer parte da maioria das tarefas desse profissional.Assistente administrativo
O assistente administrativo é um posto com certa autoridade dentro de um negócio. Ele realiza atividades mais complexas do que as dos cargos iniciais, sendo responsável por relatórios, controle de estoque, auxílio de planejamento, entre outras tarefas. Muitas vezes ele participará de reuniões com outros profissionais da mesma organização. Por isso, será necessário o conhecimento completo sobre a empresa e ampliar a capacidade de resolver desafios.Analista administrativo
O cargo seguinte exige do profissional uma visão muito mais estratégica. Um analista está sempre atento às atividades operacionais dos colaboradores. Por isso, deve verificar se todas as tarefas estão sendo executadas com alta eficiência e alinhadas aos objetivos da empresa. Todo o planejamento organizacional passa por ele. Para cumprir suas demandas ele precisa aprimorar competências relacionadas à coleta de dados, identificação de tendências e criação de fluxos de trabalho.Supervisor
O supervisor é um verdadeiro líder de equipe e age de modo a garantir que as metas da empresa sejam atingidas. Por isso, ele não cuida apenas de um setor, mas atua em conjunto com diversas áreas do negócio. Seu foco é assegurar que as atividades estejam todas altamente alinhadas. Esse profissional tem conhecimentos mais aprofundados, em especial no que diz respeito à gestão de pessoas. Isso porque ele precisa construir um sistema realmente eficaz para todos os colaboradores.Coordenador
Um dos cargos mais altos dentro de uma empresa. Ele em geral responde por toda uma equipe e precisa alinhar demandas junto aos colaboradores. A capacidade de priorizar tarefas é imprescindível para o sucesso do profissional nesse cargo. Além disso, muitas vezes terá de entrar em contato com clientes e fornecedores para alinhar solicitações e atualizar suas metas.Gerente
O gerente é o profissional que faz a ligação entre a equipe e as demandas da presidência ou diretoria do negócio. A organização e a capacidade de liderança são habilidades essências desse profissional. Muitos dos projetos da empresa vão ser analisados por ele. Seu foco é avaliar a melhor forma de garantir que as metas propostas sejam alcançadas. Sua atuação exige um entendimento mais amplo da empresa e sua posição mercadológica, bem como de conhecimentos técnicos e teóricos que envolvem toda a área administrativa.A atuação do assistente administrativo em áreas específicas.
Por ter uma compreensão ampliada de gestão, em alguns casos o assistente administrativo trabalhará em um setor específico da empresa. Trata-se de uma atuação voltada para demandas distintas de um negócio. Entre as áreas em que o profissional poderá fazer parte estão:- Atendimento: realizando a comunicação com clientes e fornecedores. O relacionamento interpessoal é sua principal habilidade;
- Compras: nessa área, ele realiza o apoio estratégico de obtenção de recursos para a empresa. São necessárias competências de análise e negociação;
- Gestão de pessoas: trabalha ao lado de profissionais de recursos humanos, acompanhando de perto o cadastro e organização de dados dos colaboradores;
- Logística: atua na organização do estoque e muitas vezes constrói relatórios de todo o inventário da empresa.