Graças aos contínuos avanços tecnológicos, que estão cada vez mais rápidos, carreiras na área da tecnologia estão em ascensão no mercado atual. O desenvolvedor de softwares é um profissional que ganha destaque nesse contexto pela relevância do produto com o qual sua ocupação está relacionada.
Todas as empresas atualmente utilizam softwares em seus processos de trabalho. Essas ferramentas estão sempre evoluindo, de modo que as organizações precisam de pessoas especializadas e bem capacitadas para efetuar atualizações com frequência.
Surge então a forte demanda pelo desenvolvedor de softwares. Por isso, o cargo chama a atenção de profissionais que buscam mudar de carreira ou entrar no mercado profissional.
O papel do desenvolvedor de softwares
A função desse profissional é planejar, desenvolver e analisar a construção de softwares diversos, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Os processos de manutenção e teste também são realizados por ele, algo que ocorre com frequência, uma vez que essas ferramentas são constantemente melhoradas. Para efetuar suas atividades, o desenvolvedor de softwares deve ter uma boa visão das necessidades de seus usuários. Seu objetivo é sempre proporcionar uma experiência prazerosa e intuitiva às pessoas que utilizam os programas por ele projetados. Empresas podem ter diferentes desenvolvedores para funções específicas. Alguns tem como foco o planejamento de ferramentas. Entretanto, há outros que trabalham com a estruturação de sistemas que alimentam uma rede de programas. Esse segundo caso está mais presente em grandes organizações, que necessitam criar soluções complexas para seus processos internos como ocorrem em instituições de comunicação, de área médica ou da área industrial. O desenvolvedor de softwares trabalha então para fornecer uma manutenção contínua desses sistemas empresariais.As habilidades do profissional
O dia a dia de um desenvolvedor envolve tanto competências técnicas como soft skills comportamentais. Entre as habilidades procuradas pelo mercado, destacam-se:- Conhecimento das linguagens de programação mais usadas no Brasil como C, Java, Javascript e Python;
- Olhar analítico para identificação de erros e possíveis melhorias;
- Capacidade de resolução de problemas nos programas projetados;
- Competência para identificar abordagens que levam aos melhores resultados no planejamento de sistemas;
- Proatividade para tomar decisões relevantes e que proporcionam o aperfeiçoamento de projetos;
- Bom relacionamento interpessoal para trabalhar em equipes diversas.