Embora seja o objetivo de muitas pessoas, um cargo de liderança está relacionado a diversas responsabilidades, em especial no que diz respeito à gestão de colaboradores. Um bom líder deve saber tomar decisões, assumir riscos e estar aberto a ouvir as sugestões de sua equipe.
Para realizar essa missão com eficiência, o profissional deve aprender e aprimorar competências específicas do ato de liderar. Quando bem exercitadas, é possível estar preparado para assumir funções administrativas e tornar-se uma referência para todo o time de liderados.
O primeiro passo é aperfeiçoar tais qualificações e, sobretudo, entender a fundo o significado de uma boa liderança e o que de fato faz um líder. A seguir, saiba mais sobre o assunto:
O que é liderança?
Trata-se da capacidade de gerenciar pessoas, inspirá-las a se tornarem melhores e cativar novos seguidores de forma positiva. A ideia de liderança está intrinsecamente ligada ao conceito de um líder que promove motivação e persuasão a partir de suas ações em uma rotina diária.
Um profissional pode alcançar a liderança em seu ambiente de trabalho de maneira informal ou formal. O primeiro caso ocorre quando alguém se destaca entre os demais e assume de maneira natural o papel de coordenação dos demais integrantes da equipe, ajudando-os quando necessário. Já no segundo caso, a pessoa é eleita por uma organização para se tornar um líder.
Quando há essa formalização de um profissional para liderar os demais, suas obrigações e demandas se tornam ainda maiores. Por isso, é necessário que ele se atente às principais funções que estão relacionadas ao papel que deverá exercer no ambiente em que se encontra envolvido.
Qual o papel de um líder?
De forma simples, pode-se dizer que o líder tem como papel motivar seus colaboradores em torno de um único propósito. Entretanto, sua responsabilidade vai além: ele deve compreender como utilizar as qualidades de seu time para conseguir alcançar o objetivo de um negócio.
Para isso, ele deverá administrar e distribuir tarefas aos colaboradores, de tal modo que tenha plena consciência das rotinas administrativas de cada um. Obviamente, esse tipo de conhecimento só pode ser conquistado com muita prática e aprendizado.
Por tal motivo, profissionais que almejam cargos de liderança estão sempre estudando sobre o tema. Eles costumam começar com foco em cargos como o de
auxiliar administrativo para obter uma boa experiência na área e continuarem evoluindo até posições mais altas.
Vale também dizer que o líder é o responsável por avaliar e elaborar diversos planejamentos para um negócio. Em geral, será ele quem dará a palavra final no momento de decidir algo importante para a empresa. Essa característica o faz ser confundido com a figura do chefe, mas ambos são bastante diferentes.
Um chefe se coloca em uma posição superior aos demais colaboradores, se tornando até mesmo autoritário em alguns momentos. O líder, por sua vez, visualiza sua equipe de forma horizontal e busca entender as preferências e o estilo de trabalho de toda a equipe.
Justamente por isso, os líderes mais eficientes são aqueles que possuem boas habilidades de
gestão de pessoas, um conhecimento no qual uma pessoa que ambiciona tais cargos deve se aprofundar.
Como ser um bom líder?
A verdade é que não existe uma fórmula mágica para ser praticar uma boa liderança. Na realidade, existem diferentes perfis de pessoas que exercem cargos de gestão e cada uma pode ser considerada competente em suas áreas de acordo com suas demandas.
Entretanto, há algumas características que são consideradas intrínsecas ou comuns ao perfil de um líder exemplar. Entre elas é possível citar:
Capacidade de empatia
Profissionais em posição de gestão muitas vezes cometem o erro de acreditar que apenas agir de olho em seu planejamento pessoal, sem considerar a satisfação de seus colaboradores, é eficiente para um negócio.
Entretanto, o bem-estar da equipe é vital para que um projeto atinja bons resultados em sua conclusão. Essa questão está profundamente relacionada à produtividade e à capacidade criativa dos trabalhadores.
Por tal motivo, a empatia é uma das qualidades mais valorizadas em um líder. É preciso entender como cada pessoa envolvida em um processo de trabalho compreende seu papel, como melhorar suas atividades e fazer com que elas se sintam valorizadas.
Estar aberto a ouvir a equipe
Para que um líder tome as melhores decisões, ele necessita de um bom conhecimento interno da empresa em que trabalha e como seus processos estão afetando seu time. Trata-se de algo que somente será possível quando ele se encontrar aberto para ouvir sugestões e opiniões de seus colaboradores.
Quando isso acontece, ele pode desenvolver uma liderança que pensa estrategicamente os objetivos de um negócio tendo em vista como cada pessoa se relaciona com um contexto em geral. Uma boa ideia para fazer isso é realizar reuniões com diversos colaboradores e escutar seus pontos de vista com a finalidade de tomar decisões conjuntas.
Além disso, um líder que também é um bom ouvinte está mais aberto a receber feedbacks construtivos para permanecer evoluindo como gestor.
Saber distribuir tarefas com estratégia
Nenhum líder consegue trabalhar sozinho. Exatamente por isso ele precisa aprender a delegar tarefas para outros parceiros de seu time. Entretanto, para fazer isso com eficiência o profissional deve ter um bom conhecimento das habilidades de cada um, algo determinante para uma liderança efetiva.
Entretanto, delegar tarefas vai além de uma simples necessidade do ato de liderar. Quem faz isso demonstra confiança nos integrantes de sua equipe e lhes dá maior autonomia. Isso melhora sua relação com todos os colaboradores e evita que qualquer um fique sobrecarregado.
Vale ressaltar que o bom líder também sabe dizer quando ele próprio está muito atarefado e necessita da ajuda dos demais. Lideranças que atuam sozinhas não conseguem ser eficientes a longo prazo.
Boa flexibilidade
Profissionais em posição de liderança precisam estar aberto a novas visões e opiniões. Isso os ajuda a superar desafios e buscar soluções inovadoras para que seus negócios continuem competitivos dentro do mercado.
A flexibilidade é uma habilidade imprescindível para se adaptar às mudanças do mercado e tornar o trabalho ainda mais colaborativo.
Ter facilidade de relacionamento
Os líderes devem ter uma ótima relação interpessoal com seus colaboradores. Por isso, eles precisam aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação, sua gentileza e respeito junto aos demais integrantes de seu local de trabalho, incluindo possíveis outras lideranças.
Esse tipo de habilidade preserva a tranquilidade no ambiente e evita possíveis conflitos entre os demais. Caso desentendimentos ocorram, o líder terá maior facilidade para intervir de modo a deixar as partes envolvidas satisfeitas.
Saber gerenciar seu tempo
Um dos grandes problemas do profissional em posição de liderança é controlar seu tempo de trabalho. Isso porque, além de precisar lidar com suas próprias demandas, ele deve fornecer auxílio aos demais sempre que necessário e avaliar a eficiência dos processos de trabalho.
Para garantir que tudo seja realizado sem atrasos, é indispensável conhecer técnicas de gestão de tempo que asseguram a boa produtividade do profissional e entender como priorizar tarefas de alta urgência.
Paciência exemplar
O cuidado com as emoções são um ponto essencial de uma boa liderança. Pessoas que se tornam líderes lidam com muitas demandas e uma alta pressão que pode afetar de forma negativa seu emocional.
Por isso, é primordial saber como manter a paciência e evitar que qualquer sobrecarga seja descontada nos outros. Com essa competência, é possível trazer maior segurança a toda a equipe e conseguir enxergar os problemas de forma racional na hora de solucioná-los.
Desenvolvendo habilidades de liderança
Há diferentes formas de aperfeiçoar suas competências como um líder exemplar. Uma delas é com a própria experiência de trabalho, que permite que o profissional compreenda qual sua função em um negócio e como suas atitudes afetam o entorno. Ele também poderá se inspirar em outros líderes e solicitar dicas de como melhorar suas metodologias de gestão.
Entretanto, para quem está entrando no mercado de trabalho ou quer aprimorar suas habilidades de outra maneira, a alternativa mais indicada é buscar por cursos de qualificação como os disponibilizados pela Fênix Educação.
A plataforma conta atualmente com diversos cursos focados em profissionais que buscam por cargos de liderança.
Um deles é o curso de
Empreendedorismo, que se aprofunda em diversos detalhes da estruturação de uma empresa e se coloca como uma capacitação valiosa para novos líderes que estão iniciando um negócio próprio.
Para conhecer esse e outros cursos, basta acessar a área
Business da plataforma e verificar todas as opções disponíveis.