A segurança de pessoas e bens é um direito que o poder público precisa garantir à sociedade. Para que tal tarefa seja desempenhada, equipes e empresas de segurança contam com a liderança de um gestor de segurança pública.
Esse profissional atua ao lado de outros profissionais de gestão da defesa social, busca soluções para os desafios que surgirem e toma decisões que melhorem os processos de trabalho de todos os envolvidos. Se você tem interesse nessa área, confira as informações a seguir:
O que faz um gestor de segurança pública?
Quando se fala em segurança, muitas pessoas pensam que apenas os profissionais que agem na linha de frente da proteção da sociedade são de alta relevância. Entretanto, qualquer setor de atuação deve ser gerenciado e organizado, sendo imprescindível a participação de pessoas que trabalham na administração das estruturas da defesa social. Este é o caso do gestor de segurança pública, profissional preparado para coordenar processos e equipes, a fim de proteger pessoas e bens públicos. O gestor possui tanto conhecimento avançado da logística das organizações de segurança quanto dos dispositivos penais e processuais da legislação. Desse modo, ele consegue solucionar situações complexas que necessitam da presença de agentes de segurança. Importante dizer que todas as ações coordenadas por um gestor de segurança pública têm como objetivos: a melhora de toda a sociedade e a redução da violência. Em vista disso, ele se torna um profissional essencial para assegurar o bem-estar de todos.Onde atua um gestor de segurança pública?
O principal local de atuação desse profissional é em instituições do poder público, como por exemplo:- Penitenciárias;
- A polícia civil
- A polícia rodoviária;
- Guarda municipal;
- Secretarias de segurança;
- Corpo de bombeiros.