Na convivência diária, especialmente no trabalho, podem surgir divergências de ideias e personalidades. Quando isso acontece, é necessário que as lideranças tenham conhecimento de técnicas de gestão de conflitos para preservar o ambiente organizacional.
Em geral, imagina-se que o gerenciamento de conflitos esteja relacionado a uma mediação básica entre diferentes colaboradores com divergências. Entretanto, esse tipo de trabalho deve ser mais profundo e contínuo.
Falar sobre gestão de conflitos é falar de um planejamento estratégico com o foco em orientar colaboradores de uma organização e evitar futuros problemas. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este texto:
O que é gestão de conflitos?
O conflito é visto como um choque entre duas coisas, um antagonismo que, caso não controlado, pode crescer a ponto de prejudicar as relações interpessoais. Embora sejam naturais e até mesmo necessários para o desenvolvimento de mudanças de pensamento, é preciso saber gerenciar esses atritos. Divergências que fogem ao controle podem acabar de forma pouco amistosa ou respeitosa. A gestão de conflitos é um conjunto de ações estratégicas ligadas à área da gestão empresarial. Seu objetivo é administrar possíveis atritos entre duas partes com percepções opostas para manter o ambiente de trabalho mais pacífico e harmonioso. Os pontos de vista devem ser respeitados nesse processo para que tudo se resolva com empatia e respeito. Muitas vezes, conflitos também podem se tornar oportunidades de crescimento, de superação de desafios e até desenvolver a criatividade de colaboradores.Os tipos de conflitos
Para a realização de uma gestão eficiente, é importante conhecer os diferentes tipos de conflitos que podem existir. Em geral, eles são divididos em três categorias:- Conflito pessoal: trata-se das inquietações de um indivíduo e de como ele reage a determinadas situações. Pode levar a estados de insatisfação e estresse.
- Conflito interpessoal: são os atritos entre duas ou mais pessoas. São originários de opiniões diferentes perante a mesma situação. Em organizações, esses conflitos podem acontecer entre diferentes grupos ou setores.
- Conflito organizacional: esse tipo de atrito não está relacionado a questões de valores ou perspectivas. Surge na realidade por motivo de mudanças de processos ou fatores externos que afetam a organização.