A imagem fotográfica mudou bastante ao longo do tempo. Se antes eram utilizadas técnicas analógicas para a produção de imagens gravadas em um filme, hoje a fotografia digital toma conta de toda produção do gênero.
Entender esse termo, que não é nada novo, é bem simples. Trata-se da técnica que envolve a produção de fotos por qualquer câmera digital ou ferramenta tecnológica. O conteúdo capturado é posteriormente transformado em um arquivo eletrônico.
A fotografia digital é vista como uma grande evolução e de fato revolucionou o modo como o interagimos com as imagens fotográficas. Atualmente, é possível capturar imagens com o celular e disponibilizá-las na internet em poucos segundos. Entretanto, tudo isso só foi possível após uma longa história de desenvolvimento e inovação.
A história da fotografia digital
As primeiras câmeras fotográficas de modelo digital datam de 1975 e foram desenvolvidas por um engenheiro da Kodak. Entretanto, elas só começaram a ser comercializadas na década de 1990. Na época, o preço alto a afastou dos consumidores, mas o avanço tecnológico barateou seus custos e logo ela conquistou o mercado.
O modo de captura da fotografia digital é basicamente o mesmo de sua irmã analógica. Entretanto, ela estabeleceu uma nova forma de armazenamento de imagens que simplificou seu compartilhamento.
Agora é possível ter uma foto salva em um pen-drive, cartão de memória ou até mesmo guardada na nuvem. O que antes era visto como algo incomum se tornou o padrão nos tempos atuais e obviamente influenciou a profissão do fotógrafo.
Fotografia digital no mercado de trabalho
A fotografia digital facilitou as atividades de diversos profissionais. Antes eles precisavam se preocupar com o estoque de filmes que possuíam. Hoje podem guardar centenas de imagens em um único cartão de memória.
A tecnologia também democratizou o acesso às ferramentas para quem deseja seguir uma carreira na área. Fotógrafos iniciantes conseguem capturar suas primeiras imagens com câmeras menores ou até mesmo usando o celular para criar um portfólio.
Vale ainda ressaltar a série de automações que os novos equipamentos disponibilizam. Sensores de movimento, capacidade de detecção da luz, temporizadores modernos: tudo isso tornou o trabalho do fotógrafo muito mais simples.
Entretanto, com a chegada da fotografia digital surgiram novas demandas. Atualmente, exige-se que o profissional conheça uma série de ferramentas para ir além do simples processo de captura de fotos.
As principais delas obviamente são as plataformas de edição de fotos. Manusear softwares como o Photoshop é algo essencial para o indivíduo que deseja seguir uma carreira na área. Isso porque as demandas dos clientes aumentaram e eles esperam cada vez mais que as fotografias oferecidas mantenham certo padrão de qualidade.
Nesse momento, saber editar uma imagem da maneira correta auxilia o fotógrafo a apresentar sempre um trabalho bem-feito – e isso só se tornou possível com o surgimento da fotografia digital.
Setores de atuação
A fotografia digital está presente em todos os setores que antes faziam parte da fotografia analógica. Desde a área de fotos para eventos, até a do famoso fotojornalismo, todos os segmentos que utilizam imagem capturadas por uma lente já abraçaram a transformação advinda pelo olhar eletrônico.
Há até mesmo artistas que aplicam a tecnologia atual para a criação de performances ou exposições fotográficas sem a necessidade do filme analógico.
Obviamente, o profissional precisa estar preparado e adquirir conhecimento concreto para atuar em qualquer segmento que escolheu. Nesse momento, ter uma boa qualificação na área se faz necessário.
Com foco em ajudar essas pessoas que buscam seguir a carreira fotográfica, a Fênix Educação desenvolveu o curso de
Fotografia Digital. Essa qualificação aborda desde os conceitos básicos para a profissionalização de um bom fotógrafo até conhecimentos aprofundados de ferramentas de edição de imagens.
O objetivo dessa capacitação on-line é formar o aluno para que ele esteja preparado para atuar no mercado. Desse modo, ele conseguirá trabalhar tanto em um estúdio fotográfico quanto de forma autônoma oferecendo seus serviços a diferentes públicos.