Para atrair a atenção de clientes nas redes sociais não basta apenas produzir bons conteúdos para publicações em uma linha do tempo. É preciso investir em anúncios que alcancem o público específico de uma marca. O Facebook Ads é uma das ferramentas mais utilizadas para isso.
Com ele, qualquer empresa, seja ela de grande ou de pequeno porte, pode criar campanhas publicitárias que serão divulgadas em redes como o próprio Facebook e o Instagram.
Isso o torna uma das plataformas mais importantes que existem para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.
Se você ainda não conhece o Facebook Ads ou quer conferir algumas dicas para melhorar suas campanhas em redes sociais, continue acompanhando esse texto. Vamos nos aprofundar mais nesse tema!
O que é o Facebook Ads?
Essa é uma ferramenta de mídia paga disponibilizada pelo próprio Facebook. Seu objetivo é permitir que as empresas divulguem anúncios pagos na rede social. Por ser uma plataforma concebida pelo conglomerado Meta, também inclui a criação de campanhas para o Instagram e o Messenger. O Facebook Ads foi pensado para atender aos mais diferentes públicos. Por isso, conta com uma interface amigável e oferece diversas funcionalidades que ajudam na segmentação dos materiais publicitários. Os anunciantes podem decidir a idade, o gênero, a localização e até os interesses pessoais daqueles que serão impactados por suas campanhas. Assim como em outras ferramentas do tipo, a exemplo do Google Ads, essa plataforma pretende garantir que os anúncios atinjam as pessoas certas. Isso gera maior retorno para as empresas e amplia seu público-alvo.Como funciona o Facebook Ads?
A criação de campanhas nessa ferramenta funciona com a definição de um orçamento para a divulgação dos anúncios. Isso significa que o usuário terá controle total sobre o seu investimento e o Facebook Ads não excederá o valor definido. Automaticamente, os gastos realizados pela plataforma são uniformes durante o tempo de divulgação das publicações. Na prática, se o anunciante veicular dez conteúdos ao mesmo tempo, todas essas dez peças gastarão o mesmo valor do orçamento para serem veiculadas. O usuário, porém, pode controlar esses custos e dar preferência a determinados anúncios em relação a outros. Além disso, não necessariamente todo o investimento será gasto em somente um mês. O Facebook Ads avalia o desempenho das campanhas e define se deve ou não empregar todo o valor indicado pelo anunciante de uma vez ou reservar um valor para uso futuro. A ferramenta ainda possui outros recursos que melhoram o alcance de anúncios de alto engajamento de maneira automática e diminuem o impacto daqueles que não performam tão bem.Os tipos de anúncios disponíveis no Facebook Ads
Há vários modelos de anúncios que podem ser criados nessa plataforma. O usuário deve definir aquele que melhor se adequa aos seus propósitos. As campanhas de mídia paga do Facebook Ads mais comuns são:- Anúncios estáticos: envolvem a divulgação de imagens estáticas vinculadas a um link que leva para alguma página com foco na venda de um produto ou serviço.
- Anúncios em carrossel: similar ao modelo anterior, mas com a aplicação de diversas imagens que são exibidas como um carrossel. São comumente utilizados por empresas que possuem muitos produtos para apresentar. O link deve redirecionar a um e-commerce.
- Anúncio em vídeo: o uso de vídeos se torna cada vez mais relevante nas redes sociais. Por isso, divulgar produtos com clipes curtos é uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes.
- Impulsionamento de posts: não se trata de um anúncio em si, mas sim da possibilidade de impulsionar postagens orgânicas da página empresarial de um negócio. Essa é uma técnica que envolve o aumento de autoridade de uma marca nas redes sociais.