Prestar assistência à sociedade e garantir direitos universais a todos os cidadãos: esses são alguns dos objetivos da filantropia. Uma das atividades mais comuns em todo o mundo, ela está pautada na empatia, no altruísmo e na compaixão que o ser humano tem pelos seus semelhantes.
Entretanto, a palavra e sua definição ainda geram dúvidas em muitas pessoas, principalmente por ser confundido com o termo caridade.
Quer entender como funciona exatamente a filantropia? Continue lendo este texto:
O conceito de filantropia
O termo filantropia veio do grego “philanthropia” e costuma ser definido como “amor à humanidade” ou “grande generosidade para com os outros seres humanos”. De maneira geral, diz respeito a ações realizadas com foco em ajudar o próximo ou em favor do bem público. Seu objetivo difere da caridade no modo como atua para proporcionar auxílio aos demais. Enquanto o foco da caridade é aliviar problemas alheios de modo imediato, a filantropia atua para buscar resolver a causa dessas dificuldades. Desse modo, as atitudes filantrópicas são mais amplas, visando trazer benefícios concretos a toda a sociedade. Tais ações oferecem resultados a longo prazo, ao passo que a caridade a complementa com uma assistência direcionada.Quem realiza ações filantrópicas?
Os atuais problemas sociais incluem limitação de acesso à educação, à moradia e à alimentação para muitas pessoas. Solucionar a origem dessas questões é algo que pode exigir vultosos recursos por parte de quem realiza a filantropia. Em vista disto, os filantropos costumam ser tidos como pessoas da alta camada da sociedade. Eles realizam ações e promovem programas sociais que auxiliam comunidades em situação de necessidade. Entretanto, se engana quem acredita que somente aqueles com alto poder aquisitivo praticam ações filantrópicas. Empresas privadas efetuam a chamada filantropia corporativa e investem em práticas humanitárias objetivando superar as desigualdades sociais. Importante citar também que instituições como as fundações com foco na aplicação de recursos para a promoção de obras amparam o próximo. Além disso, qualquer pessoa pode realizar uma ação filantrópica ao doar parte do seu tempo ou recursos para a promoção de nobres atitudes.Por que ela é tão importante?
A filantropia tornou-se essencial para a resolução de questões relacionadas à desigualdade social. Tem sido graças a doações filantrópicas que ações de assistência social são feitas em todo o país, em especial em locais não assistidos por políticas públicas. As instituições do Terceiro Setor têm um grande papel nesse processo. Elas são as responsáveis por destinar os recursos de doações filantrópicas a comunidades em situação de vulnerabilidade social.Como praticar a filantropia?
A filantropia pode se fazer presente na rotina diária de uma pessoa. Para isso, basta realizar uma das seguintes ações:- Procurar se engajar em uma causa social por meio de ações ou doações;
- Divulgar ações filantrópicas para amigos e conhecidos;
- Doar roupas, brinquedos e livros em bom estado para ações sociais promovidas pelo governo;
- Participar de ações colaborativas em casas de repouso de idosos;
- Conhecer o trabalho de uma Organização da Sociedade Civil e doar seu tempo para ajudá-la.