Analista de marketing

O papel de um analista de marketing

Saiba quais são as funções do analista de marketing e entenda quais são as competências exigidas pelas empresas para esse cargo.
Qualquer campanha publicitária precisa ser minuciosamente estruturada por um time especializado para alcançar bons resultados. Entretanto, é necessário contratar alguém que guie a equipe em torno de uma estratégia específica. Essa é uma das funções do analista de marketing. Esse profissional é fundamental para muitas empresas, pois detèm uma alta experiência publicitária. Com sua vivência na área, ele é capaz de tomar decisões com base nos objetivos de mercado da organização para obter bons resultados e fidelizar o público-alvo. Quer entender melhor quais as funções desse colaborador? Então continue acompanhando esse conteúdo:

A função do analista de marketing

O analista de marketing é o responsável por direcionar campanhas de mídia e os materiais publicitários com base em uma estratégia predeterminada. Para isso, ele analisa a concorrência de uma empresa e identifica possíveis caminhos a serem tomados. Desse modo, uma das principais atividades dele é a pesquisa de mercado, uma tarefa que ele consegue realizar por já possuir certa experiência em sua área de atuação. Com base nesse estudo feito por ele, o analista de marketing é capaz de efetuar o planejamento da campanha e, junto de um gerente da área, consegue liderar a equipe em torno dos objetivos estabelecidos. Trata-se de um profissional altamente valorizado, uma vez que ele possui autonomia para tomar decisões que buscam elevar os ganhos do negócio.

A rotina do analista de marketing

Esse profissional passa boa parte de seus dias elaborando e supervisionando as estratégias e as atividades da equipe para garantir que as campanhas atinjam os resultados esperados. Entretanto, suas atividades vão além e incluem:
  • Acompanhamento dos dados de uma mídia publicitária;
  • Planejamento de estratégias de tráfego pago;
  • Análise do retorno de investimentos da campanha;
  • Elaboração de eventos como feiras e exposições;
  • Desenvolvimento de relatórios de resultados.
Vale dizer que todas as mensagens desenvolvidas pelos canais de comunicação costumam passar pelo exame desse profissional, que precisa alinhá-las com o tom de voz da empresa. Desse modo, suas atividades podem ser ainda mais laboriosas.

O mercado de trabalho para esse profissional

De modo geral, o analista de marketing pode atuar em instituições de todos os setores. Basta que a organização possua uma equipe de marketing interna e objetive tratar de forma estratégica a relação com seu público. Nesse ponto, o profissional ajudará o negócio a construir campanhas que fidelizem os consumidores. Trata-se de um indivíduo muito procurado por empresas de tecnologia como e-commerces e fornecedoras de softwares. Ele também atua em indústrias e comércios em geral, sempre buscando fortalecer a conexão entre as marcas e seus clientes para potencializar vendas e ganhos. Vale ainda citar as agências de marketing, que costumam admitir um especialista para ocupar esse cargo e prestar atendimento a clientes específicos. Dependendo do local em que trabalha, o analista de marketing atuará focado em uma determinada frente estratégica: ele pode atuar organizando as redes sociais, auxiliando o time de design, elaborando eventos para a participação da empresa ou até mesmo planejando a publicação de conteúdos em blogs. A média salarial para esse profissional é de R$ 4 mil, mas algumas empresas oferecem remunerações que passam dos R$ 8 mil. Importante dizer que o indivíduo tem grandes chances de crescimento em uma organização e com o tempo pode conquistar o cargo de coordenador ou gerente de marketing.

As competências do analista de marketing

Embora não existam cursos obrigatórios para que uma pessoa se torne um analista de marketing, há algumas competências exigidas pela maioria das instituições. Primeiramente, o indivíduo deve ter conhecimento geral sobre a sua área de atuação. Isso significa que ele precisa compreender estratégias que envolvem redes sociais, a capacidade de gerar conteúdo com foco em SEO e o planejamento de tráfego pago para uma campanha. Há ainda ferramentas que um analista de marketing deve saber utilizar como gerenciadores de disparo de e-mail marketing, programas para a mensuração de dados e softwares de auxílio para a criação de textos publicitários. Vale lembrar que ainda é exigida certa experiência desse profissional, uma vez que ele atuará junto a gerentes e coordenadores para liderar o restante de uma equipe. Por fim, é necessário ressaltar que as empresas esperam que uma pessoa nesse cargo possua certo estudo em torno da área. Isso significa que é bom procurar qualificação. A e-Hive pode auxiliar pessoas interessadas em seguir a carreira de analista de marketing com o curso de Marketing Digital. Trata-se de uma capacitação que oferece fundamentos chave para o indivíduo que está entrando nessa área e busca uma colocação no mercado de trabalho.