Qualquer campanha publicitária precisa ser minuciosamente estruturada por um time especializado para alcançar bons resultados. Entretanto, é necessário contratar alguém que guie a equipe em torno de uma estratégia específica. Essa é uma das funções do analista de marketing.
Esse profissional é fundamental para muitas empresas, pois detèm uma alta experiência publicitária. Com sua vivência na área, ele é capaz de tomar decisões com base nos objetivos de mercado da organização para obter bons resultados e fidelizar o público-alvo.
Quer entender melhor quais as funções desse colaborador? Então continue acompanhando esse conteúdo:
A função do analista de marketing
O analista de marketing é o responsável por direcionar campanhas de mídia e os materiais publicitários com base em uma estratégia predeterminada. Para isso, ele analisa a concorrência de uma empresa e identifica possíveis caminhos a serem tomados. Desse modo, uma das principais atividades dele é a pesquisa de mercado, uma tarefa que ele consegue realizar por já possuir certa experiência em sua área de atuação. Com base nesse estudo feito por ele, o analista de marketing é capaz de efetuar o planejamento da campanha e, junto de um gerente da área, consegue liderar a equipe em torno dos objetivos estabelecidos. Trata-se de um profissional altamente valorizado, uma vez que ele possui autonomia para tomar decisões que buscam elevar os ganhos do negócio.A rotina do analista de marketing
Esse profissional passa boa parte de seus dias elaborando e supervisionando as estratégias e as atividades da equipe para garantir que as campanhas atinjam os resultados esperados. Entretanto, suas atividades vão além e incluem:- Acompanhamento dos dados de uma mídia publicitária;
- Planejamento de estratégias de tráfego pago;
- Análise do retorno de investimentos da campanha;
- Elaboração de eventos como feiras e exposições;
- Desenvolvimento de relatórios de resultados.