Conforme os anos passam, os jogos digitais, ou videogames, crescem em popularidade e consumo. Vistos como um entretenimento infantil no século passado, atualmente os games movimentam um mercado em constante evolução.
Segundo a Newzoo, empresa especializada em análise de dados de games, o mercado de jogos digitais deve superar a marca de US$ 200 bilhões em receita no ano que vem.
O Brasil é o maior consumidor de games da América Latina e seu mercado interno está aquecido. Em 2022, o desenvolvimento de jogos digitais gerou mais de R$ 2 bilhões em receita no país e a expectativa é de que os números aumentem ainda mais.
Designer de jogos
Conhecido também como game designer, ele é a mente criativa por trás de um jogo digital. Este profissional desenvolve todo o conceito do game, como sua estrutura, suas mecânicas de jogo, o sistema de fases, entre outras funções.
Desenvolvedor de games
Também chamado de game developer, é o responsável por dar vida às ideias do designer de jogos. Ele desenvolve todo o código do game para que o conceito se torne jogável e alinha sua estrutura com plataforma para qual ele é destino, como , por exemplo, um celular ou computador.
Roteiristas
Assim como em filmes ou novelas, os videogames podem contar uma história. Para organizar todos os detalhes da narrativa, surge o roteirista. Ele é o responsável por alinhar enredo, diálogos e criação de personagens com o conceito do jogo como um todo.
Game tester
Esse profissional tem uma das funções mais divertidas dentro do desenvolvimento de um game: ele deve testar todo o jogo eletrônico para encontrar seus erros. A partir dos erros encontrados, ele constrói um relatório de possíveis correções para os desenvolvedores.
Engenheiros de som
Chamado também de sound designer, ele é o responsável por compor músicas e efeitos sonoros de um jogo eletrônico. É um trabalho que precisa estar bem alinhado com o do desenvolvedor.
Como começar a trabalhar com games?
Os profissionais que desejam se aventurar pelo mercado dos videogames devem, inicialmente, estudar linguagens de programação e realizar cursos focados no desenvolvimento de jogos.
Uma grande vantagem do setor é que ele não exige diploma de seus envolvidos. Desse modo, o profissional pode aperfeiçoar suas habilidades por meio de cursos livres que promovam o enriquecimento de seu conhecimento.
O importante, porém, é manter-se sempre ativo e estudando. No universo da criação de games, a prática leva à perfeição. Então, quanto mais o profissional estudar, mais habilidoso ele ficará na construção de um jogo de videogame.