Cada vez mais o público exige que as empresas realizem ações de inclusão social no momento de formação de seus times internos. O tema é relevante para o mercado, uma vez que se trata de uma prática de ESG e organizações bem estruturadas com essa questão chamam a atenção de investidores e de mão de obra qualificada.
Além disso, investir nessa questão é essencial para promover uma mudança positiva da cultura organizacional. Os colaboradores terão acesso a um ambiente de trabalho mais respeitoso e aberto às diferenças, o que se reflete em um sentimento de aceitação interna.
Entretanto, muitas lideranças ainda apresentam dificuldade em entender como colocar ações de inclusão social em prática em seus negócios. Esse artigo pretende tirar algumas dúvidas sobre essa temática e explicar como é possível torná-la parte essencial de uma organização.
O conceito de inclusão social
A inclusão social envolve a criação de ambientes diversos e igualitários para todas as pessoas. Desse modo, cria-se uma cadeia de oportunidades a qualquer indivíduo, sem julgamentos quanto ao seu gênero, etnia, orientação sexual, idade ou religião. A sociedade já tem trabalhado em diversas ações com foco nessa questão. Alguns exemplos são as cotas raciais, programas de inclusão para deficientes no mercado de trabalho e atividades que levam esporte e cultura para comunidades carentes.Inclusão social nas empresas
No contexto corporativo, a inclusão social envolve ações de diversidade e representatividade dentro das equipes. A ideia é criar um espaço em que pessoas de todos os tipos possam atuar em conjunto com foco tanto no crescimento de um negócio, quanto em sua evolução pessoal. Uma das vantagens de implantar essa questão nas empresas é a pluralidade de ideias. Com times mais múltiplos é possível ter acesso a novos pontos de vista, algo que facilita a superação de desafios. Ainda se consegue criar estratégias mais eficientes no que diz respeito a projetos que envolvem públicos de diferentes etnias, orientações e crenças.Colocando a questão em ação
Para estruturar ações de inclusão social, é necessário primeiramente que todas as lideranças de um negócio abracem esse objetivo. Práticas inclusivas serão pouco eficientes se diretores, gestores e coordenadores não estiverem realmente engajados em criar um ambiente mais diverso e igualitário para todos. Deve-se ainda organizar quais serão os colaboradores que cuidarão dessa meta e suas funções em um projeto do tipo. Nesse ponto, faz-se importante definir:- Os resultados esperados com essas ações;
- Os entregáveis da equipe;
- Os recursos necessários para alcançar os resultados;
- As mudanças que essas práticas devem trazer à organização.