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Entender o algoritmo do Instagram é algo essencial para qualquer pessoa ou empresa que busca se sobressair nessa plataforma.

A rede social é uma ferramenta vital em estratégias de marketing, mas seus critérios para exibição de conteúdo estão mudando ao longo do tempo. No início, as publicações eram mostradas em ordem cronológica, porém, agora os usuários visualizam primeiro as postagens consideradas “mais relevantes” para eles.

Quem determina o que seria importante para o público é o algoritmo do Instagram com base em um grupo de fatores próprios de análise. Quais seriam esses critérios e como essa avaliação é feita? Entender essa resposta é a chave para a construção de campanhas eficientes na plataforma e para o engajamento do cliente.

Entenda o que é o algoritmo do Instagram

logo do instagramO algoritmo é um conjunto de regras que inclui cálculos capazes de identificar o que seria relevante para cada usuário. Ele determina o que será exibido na página inicial de uma pessoa, quais stories são apresentados primeiro e os itens que aparecerão na aba “Explorar”.

O principal objetivo da rede social é fazer com que as pessoas aproveitem ao máximo a experiência oferecida por ela. Por isso, aquilo que é exibido precisa ser personalizado de acordo com seus gostos e preferências.

Para atingir tal meta, o algoritmo do Instagram verifica legendas, hashtags e formatos de publicações que possam interessar cada pessoa.

O funcionamento do algoritmo do Instagram

Um fato interessante é que o Instagram dá preferência a familiares ou amigos das pessoas que visualizam conteúdo da plataforma. Isso significa que muito provavelmente o algoritmo mostrará primeiro as postagens dessas pessoas para um usuário.

Entretanto, marcas também podem se beneficiar desse sistema. Quanto mais uma pessoa interage com as publicações de uma empresa ou influencer, maiores são as chances de conteúdos futuros serem exibidos primeiro no feed ou no stories do usuário.

Além disso, anúncios também são mostrados com alta recorrência, independentemente da proximidade de um cliente com uma marca. Isso é feito graças ao Instagram Ads, o sistema de anúncios da rede social. Um material publicitário será mostrado para um indivíduo se essa ferramenta identificar que ele é um provável público relevante para uma campanha e um possível cliente de um produto.

Entretanto, há outros dados que também serão analisados pelo algoritmo do Instagram no momento de expor uma publicação ou não. Esses critérios são:

Relevância de um post

O algoritmo analisa a interação do público em um post, como seu número de curtidas, comentários e o número de vezes que ele foi “salvo” pelos usuários. Quanto maior for o engajamento com a postagem, maiores são as chances de ela aparecer para um número maior de visualizadores.

Interesse do usuário

Uma pessoa que curte diversos conteúdos sobre séries de TV será impactado mais vezes por publicações relacionadas ao mesmo tema (e até mesmo anúncios do gênero). Isso ocorre porque o algoritmo do Instagram fica atento às preferências do usuário e traz cada vez mais postagens que possam agradar seu gosto.

Graças a isso, muitas marcas ainda costumam utilizar hashtags em suas legendas, uma vez que isso ajuda a delimitar o “assunto” ali divulgado.

Cronologia

Por mais que o Instagram não exiba mais publicações em ordem cronológica, a data em que algo foi postado também é relevante para que ele exiba ou não uma publicação. A regra aqui é simples: publicações mais novas terão mais chances de serem divulgadas a mais pessoas do que aquelas mais antigas.

O algoritmo do Instagram na aba Explorar

A aba Explorar mostra para o usuário conteúdos de perfis que ele ainda não segue e aqui o algoritmo do Instagram também atua.

No caso, ele exibirá publicações para uma pessoa com base nos critérios já citados, como o seu interesse por um assunto ou a relevância de uma postagem. Por isso, muito provavelmente uma pessoa que curte muitas páginas de “animais fofos” terá sua aba Explorar repleta de cachorrinhos e gatinhos.

Além das imagens estáticas, essa aba contém vídeos. Nesse caso, o algoritmo usa as mesmas informações para definir quais seriam os vídeos com maiores chances de um usuário assistir até o fim.

Embora a aparição na aba Explorar seja bastante disputada, ela pode ajudar marcas e empresas a atingirem ainda mais pessoas nessa rede. Entretanto, para isso é preciso de um conteúdo que seja muito bem avaliado pelo algoritmo do Instagram.

Como criar conteúdo bem avaliado pelo algoritmo?

Destacar-se no Instagram realmente não é simples, mas há algumas formas de driblar o algoritmo da plataforma.

A indicação inicial é sempre construir conteúdo inédito e altamente relevante que chame a atenção do público. Entretanto, apenas isso não basta.

  • Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a usar as regras do algoritmo a seu favor e alcançar mais cliente:
  • Utilize as hashtags nas postagens e classifique seus conteúdos para ele seja exibido para mais pessoas que curtem páginas similares;
  • Varie no tipo de formato publicado e utilize filtros em vídeos para atrair ainda mais a atenção dos seguidores;
  • Incentivem seus seguidores a comentarem ou enviarem mensagens nas postagens. Essa ação é importante para preservar a relevância do conteúdo;
  • Verifique os horários de maior engajamento pelo Instagram Insights (disponível na própria plataforma para contas profissionais). O ideal é publicar conteúdos no momento em que os usuários estão mais ativos.

Vale também sempre publicar conteúdos com alta qualidade, como imagens visualmente atraentes e vídeos bem feitos.

Quer aprender a criar boas campanhas para o Instagram?

Quem pretende se aprofundar ainda mais nas funcionalidades do Instagram como ferramenta profissional precisa se especializar no assunto. A melhor forma de fazer isso é por meio de cursos que abordam estratégias de marketing online e conceitos de posicionamento de marca.

Nesse caso, uma indicação é o curso de Marketing Digital da Fênix Educação, que disponibiliza um conteúdo completo sobre gestão de mídias sociais e ensina profissionais a utilizarem essas plataformas de maneira eficiência em suas estratégias.