Como empreender do zero em 2024? E mais: como empreender com pouco dinheiro? Essas são perguntas que muitas pessoas se fazem, especialmente o público jovem.
No contexto atual, abrir uma empresa do zero é uma jornada repleta de incertezas, mas também de oportunidades ilimitadas. Por isso, empreender é mais do que iniciar um novo negócio: é transformar uma visão em realidade, enfrentando riscos e desafios com coragem e determinação.
Esse artigo tem o objetivo de oferecer um plano para quem quer começar a empreender.
Vamos contar com a ajuda de dois grandes especialistas no tema, convidados do podcast da Fênix Educação Conecta Business: Andréa Marin, professora do Centro Universitário Senac, atuando na área de negócios, marketing, gestão, comunicação e inovação, e Rafael Coelho, professor da UniFECAF, com formação em gestão estratégica de negócios, pessoas e educação.
Sumário
O DNA empreendedor do brasileiro
Segundo o Mapa de Empresas, o Brasil tem mais de 20 milhões de empresas ativas, sendo que 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.
Esse dado dá base para um ponto muito interessante que a professora Andréa Marin trouxe para refletirmos:
"O brasileiro por si só já tem um DNA voltado ao empreendedorismo, no geral. O brasileiro é muito criativo, ele tem toda essa veia de buscar soluções, inovações criativas. E isso é extraordinário, porque é uma coisa única diante de todas as outras culturas que nós temos. Pensar fora da caixinha é uma coisa que outros países, outras culturas, tentam entender como que o brasileiro cria essas soluções, essas alternativas, mas nem sempre somente o feeling ou a vontade de empreender são suficientes".
Então, o que mais é necessário para ter sucesso em seu próprio negócio, além dessa vontade natural de empreender?
Quero empreender do zero. Mas como começar?
O querer corresponde a 50% do caminho. E os professores são unânimes em mostrar que para a outra metade da trajetória é fundamental buscar conhecimento. Não resistir a estudar, investir em formação, não apenas universitária, mas também de cursos livres, leituras, escarafunchar conteúdo...
Essa soma das partes é essencial para começar seu negócio, saber gerir todos os aspectos dele e ter um olhar mais preciso sobre o nosso tempo atual, sabendo oferecer o que atende as necessidades reais das pessoas.
Começando a empreender em 2024
Por isso, empreender em 2024 exige estar atento às tendências atuais e às mudanças no comportamento do consumidor. Alguns pontos para ter atenção:
- Estamos na era da tecnologia: fique por dentro das últimas inovações e considere como elas podem ser aplicadas ao seu negócio, para melhorar a eficiência ou criar novas ofertas de produtos ou serviços.
- Sustentabilidade e responsabilidade social: essas são as palavras da vez... Consumidores estão cada vez mais inclinados a apoiar negócios que demonstrem preocupação com o meio ambiente e a sociedade.
- Flexibilidade e adaptação: o mercado tem seus altos e baixos e está sempre mudando. Ter a capacidade de se adaptar rapidamente a novas condições pode ser a chave para o sucesso.
- Foco na experiência do cliente: esse é um segredo de ouro. Crie um negócio que tenha propósito. Ofereça um produto ou serviço que se destaque não apenas pela qualidade, mas também pela experiência que proporciona ao cliente. Faça a diferença na vida de alguém.
Um caso real: empreendendo do zero na periferia
Antes de listarmos um passo a passo que vai ajudar você a empreender do zero, vamos reproduzir um caso real contado pela professora Andréa Marin no podcast.
Ela citou o exemplo de um ex-aluno dela, que foi morar em uma comunidade, no extremo sul de São Paulo/SP. E ele vivia falando com ela que queria abrir um negócio, mais especificamente, uma hamburgueria. Era aquela época em que hambúrguer gourmet estava em alta. Ou seja, ele percebeu uma tendência do momento.
Com cara, coragem e informação...
Então, o que ele fez? Tendo poucos recursos para investir, ele buscou informação e usou de criatividade, inovação e tecnologia. Decidiu vender pelo iFood e ao receber os avisos de pedido, ele fazia os hambúrgueres no fogão da cozinha da sua própria casa para mandar para entrega.
Bom, ele perseverou, buscou mais conhecimento, montou seu plano de negócio e hoje está com duas lojas físicas: uma na comunidade em que ele mora e outra perto do aeroporto de Congonhas.
Hoje ele ainda compartilha sua experiência em uma associação de alimentação, para inspirar outras pessoas que também têm o sonho de abrir seu próprio negócio, expandindo, assim também, seu network.
Um passo a passo para dar início ao seu sonho
Veja, não tem uma fórmula pronta para o sucesso do seu negócio. Precisamos ser honestos sobre isso. Mas muitas pessoas estudaram modelos que funcionaram e compartilharam seus achados.
Por isso, resumimos os principais tópicos abordados pela Andréa Marin e pelo Rafael Coelho, que certamente vão ajudar você a ter seu próprio negócio e fazê-lo dar certo.
Vale a pena pensar sobre o que dissemos antes e estudar esses pontos a seguir, para não se frustrar por ter dado um tiro no escuro, sem se preparar adequadamente.
Eureka! — Tudo começa com uma boa ideia
Aqui está a essência do seu negócio. Pense em algo que gere significado e resolva um problema real para as pessoas. Use pesquisas de mercado para testar a viabilidade de suas ideias e refinar sua proposta de valor. Às vezes, algo que você acha que as pessoas querem, não é bem o que elas esperam.
Oras, quem são seus clientes?
Existe uma máxima no mundo dos negócios: “nem todo consumidor é seu cliente”. Um segmento de mercado bem definido permite direcionar melhor suas estratégias. Por isso, é necessário conhecer seu público-alvo, entendendo quem são seus potenciais clientes também. O que eles precisam? O que valorizam? Como se comportam? Responder essas questões permitirá criar ofertas mais alinhadas com as expectativas do mercado e estabelecer uma conexão mais forte com seu público.
Tudo na ponta do lápis: criando um plano de negócios
Faça um plano de negócios, pois é um dos pilares mais importantes para o sucesso do seu empreendimento. Exige muita pesquisa, reflexão e tempo. Não desanime, arregace as mangas e encare. Você não vai se arrepender. Alguns itens que não podem faltar nele:
- Descrição da empresa: informações sobre o modelo de negócios, a estrutura da empresa, sua história, missão, visão e valores.
- Análise de mercado: uma profunda investigação do mercado, incluindo tamanho, tendências, público-alvo, segmentação de clientes, análise da concorrência e demanda esperada para o produto ou o serviço.
- Organização e gestão: uma descrição da estrutura organizacional da empresa, detalhes sobre a equipe de gestão, suas habilidades e experiências, e a divisão de responsabilidades.
- Plano de marketing e vendas: estratégias de marketing e vendas que serão usadas para atrair e reter clientes, incluindo precificação, canais de distribuição, promoções e publicidade.
- Análise SWOT: uma análise dos pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) da empresa.
- Plano financeiro: projeções financeiras detalhadas, incluindo demonstrativos de resultados esperados, balanços patrimoniais, análises de fluxo de caixa, pontos de equilíbrio e necessidades de financiamento.
- Plano operacional: detalhes sobre as operações da empresa, incluindo processos de produção, fornecedores, instalações, equipamentos, logística e controle de qualidade.
Não viva na informalidade
A estrutura legal do seu negócio afeta tudo, desde suas responsabilidades fiscais até sua capacidade de arrecadar dinheiro. No Brasil, existem algumas opções, por exemplo: microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), entre outras. Cada uma tem sua natureza jurídica e seu porte. Fique atento a isso e escolha a que melhor se adapta ao seu plano de negócios. E lembre-se: você precisa tirar seu CNPJ.
Saia da bolha: já ouviu falar em benchmarking?
O benchmarking é uma ferramenta que consiste em comparar seu negócio com os concorrentes e empresas líderes no mercado para identificar boas práticas e áreas de melhoria. Ao analisar como outras empresas operam, você pode ter ideias valiosas sobre tendências do setor, inovações, eficiência de processos e estratégias de atendimento ao cliente.
Saia da bolha 2: e em networking?
Construir uma rede de contatos é fundamental. Participar de eventos, aderir a grupos relevantes nas redes sociais e interagir com outros empreendedores pode abrir portas para novas oportunidades, parcerias e fornecer insights.
Dinheiro na mão NÃO é vendaval...
Iniciar um negócio pode requerer capital, seja próprio ou dos outros. Avalie suas necessidades financeiras e explore fontes de financiamento, como poupança pessoal, empréstimos bancários, investidores anjos, crowdfunding ou capital de risco, dependendo da escala e do modelo do seu negócio. E use qualquer dinheiro obtido como se fosse seu próprio, ou seja, com responsabilidade.
Evite o amadorismo: capacite-se
Você viu que não dá para ser um amador aventureiro nesse mercado global cada vez mais feroz. Por isso, o conhecimento em gestão é vital para a administração de um negócio bem-sucedido. Investir em sua educação e treinamento, seja através de uma formação universitária, cursos livres online, workshops ou mentorias, pode aprimorar suas habilidades de liderança, de finanças, de marketing, entre outras.
Não carregue o mundo nas costas...
Uma hora ou outra, você vai ter que montar uma equipe competente para seu negócio decolar. E a gestão eficaz de pessoas é chave para ter bons resultados. Construir uma equipe motivada, comprometida e alinhada com a visão da empresa pode ser o diferencial que levará seu negócio ao próximo nível. E isso começa no recrutamento, passa por treinamentos, desenvolvimento profissional, até chegar na criação de um ambiente de trabalho que encoraje o feedback e a colaboração.
Atenção para o marketing digital
Na era em que vivemos, a visibilidade online é indispensável. Investir em marketing digital permite não apenas alcançar um público mais amplo, mas também engajar-se diretamente com os clientes potenciais. Estratégias como marketing de conteúdo, atuação nas redes sociais e investir em anúncios pagos são alguns exemplos para construir uma presença online marcante.
Conclusão
Parece muita coisa, não é mesmo? Mas calma. Não é um bicho de sete cabeças. É possível dominar tudo isso e muito mais. Além disso, tenha paciência, perseverança e acredite nos seus sonhos.
Para ajudar você que se pergunta constantemente como empreender do zero, a Fênix Educação preparou um curso que trata de tudo o que você precisa saber, de forma muito acessível, para que você transforme sua brilhante ideia em uma empresa sólida e suba degrau a degrau rumo à sua realização empreendedora.
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