A inteligência artificial (IA) tem avançado rapidamente e já vem causando uma verdadeira revolução no mundo profissional. Entre as diversas áreas que estão sendo afetadas por essas ferramentas, o marketing digital ganha um papel de destaque.
Com o objetivo de automatizar processos e agilizar o cumprimento de tarefas, tais programas ajudam profissionais de publicidade e marketing a aprimorar campanhas e a comunicação do cliente com uma empresa.
Entender o modo como a IA vem sendo utilizada nesse segmento pode auxiliar organizações e colaboradores a otimizarem seus processos.
Como a IA está mudando o mundo do marketing?
As campanhas de marketing digital trabalham com um alto volume de dados para metrificar o sucesso de uma estratégia. Ao mesmo tempo, os profissionais do setor precisam construir modelos de interação que ofereçam uma experiência prazerosa e encantadora aos clientes do negócio. Tratam-se de tarefas que exigem um grande esforço por parte da equipe de planejamento. A IA pode beneficiar esses times ao oferecer soluções mais simples para a execução dessas demandas. A aplicação de ferramentas de inteligência artificial em um planejamento de marketing pode ocorrer de duas formas: a empresa investe na criação de um programa próprio ou contrata softwares externos, pagando um determinado valor. Obviamente, tudo depende do tamanho e dos objetivos do negócio. Entre os processos impactados pela IA, pode-se citar:Qualificação de leads
Qualificar leads é uma tarefa vital para o sucesso do planejamento de marketing. É preciso separar quais os potenciais clientes já estão preparados para receber uma oferta, daqueles que ainda precisam ser instigados novamente a comprar. Os sistemas de IA podem usar as informações coletadas nas campanhas para fazer essa classificação. Com base no comportamento do consumidor, eles conseguem identificar em que posição o lead se encontra no funil de vendas e acelerar os processos de comunicação. Dessa forma, especialistas de gestão de relacionamento com o cliente podem organizar agilmente suas estratégias e direcionam com maior assertividade as mensagens enviadas.Mídia Paga
A IA pode auxiliar especialistas de mídia paga no desenvolvimento de públicos mais assertivos. Com base nos objetivos da campanha, as ferramentas são capazes de encontrar o consumidor ideal para uma campanha e tornar os processos de mídia mais eficientes. Desse modo, se consegue empregar o orçamento de forma estratégica para alcançar mais pessoas, sem necessariamente pagar a mais por isso.Desenvolvimento de conteúdos
No momento da decisão dos conteúdos a serem criados, as plataformas de inteligência artificial podem ser aplicadas para a análise do perfil do público da campanha. Com base em um estudo dos desejos e objetivos dos clientes, a IA oferecerá uma série de tópicos, temas e palavras-chave ao produtor de conteúdo. Isso permite que sejam criados materiais mais relevantes para o consumidor, além de agilizar o processo de definição de pautas.Chatbots e atendimento ao cliente
Os chatbots já são uma realidade nos processos de atendimento ao consumidor. Por meio deles, o cliente consegue tirar dúvidas simples de forma rápida, sem necessariamente necessitar de um atendente humano. É uma tecnologia que pode ser personalizada e que tem facilitado a comunicação em sites e redes sociais.Benefícios da implementação de IA em estratégias de marketing
Utilizar ferramentas de inteligência artificial nos processos de marketing digital pode trazer diversos benefícios que vão além do aumento da produtividade e da otimização de atividades. Alguns deles são:Obtenção de insights
A coleta e categorização de dados básicos dos clientes pela IA oferecerá uma análise mais apurada das características do público de um negócio. Desse modo, as informações disponibilizadas trarão insights importantes sobre a efetividade das estratégias e o engajamento dos clientes. Nas mãos de um time de marketing, isso pode gerar a construção de novas estratégias de venda ainda mais efetivas.Minimiza a chance de erros
Fazer uso de programas de inteligência artificial é uma maneira de filtrar erros nos processos de trabalho. Durante suas atividades, um colaborador pode cometer deslizes que comprometerão em menor ou maior grau a efetividade de uma campanha. A IA pode revisar esses dados para apontar falhas. Caso algum problema seja encontrado, será fácil para o profissional corrigi-lo imediatamente. Trata-se de uma maneira de usar a automatização da tecnologia em favor das ações humanas do dia a dia.Aprimoramento da experiência do cliente
Todas as estratégias de marketing são desenvolvidas de olho no cliente final. A IA pode personalizar esse processo. Com anúncios direcionados e conteúdos customizados para cada perfil de consumidor, a relação do público com a marca é intensificada. A personalização é um ponto que pode garantir a finalização de uma compra e a fidelização de um cliente.Como implementar a IA no marketing digital?
Ainda que seja uma tecnologia em ascensão e que oferece grandes oportunidades para qualquer negócio, as ferramentas de IA não podem ser inseridas em estratégias de marketing digital sem um planejamento estratégico. É necessário avaliar a funcionalidade de um programa e entender se ele trará benefícios significantes para o negócio. Caso contrário, a compra da ferramenta será apenas um gasto a mais para a empresa. Para a implementação correta da inteligência artificial em um negócio, é necessário estudar e considerar alguns pontos, como:- Compreensão da plataforma: um passo vital é entender quais sãos as capacidades da ferramenta de IA, de que modo ela poderá ser usada na estratégia e quais suas limitações. Isso permite que não sejam criadas expectativas irreais perante a plataforma.
- Treinamento da equipe: um passo importante na implementação é a capacitação do time. Todos os envolvidos que utilizarão a nova plataforma de IA devem ser treinados corretamente para uma implantação eficiente.
- Aplicação gradativa: um novo programa não deve ser inserido da noite para o dia em uma estratégia. O ideal é aplicar a inteligência artificial de maneira gradual nos processos de trabalho, até torná-la parte comum da estratégia.