Para manter-se relevantes no mercado, as empresas precisam construir uma imagem pública que expresse confiança em seus clientes e investidores. Por isso, o compliance empresarial tem ganhado cada vez mais relevância no mundo corporativo.
Falar sobre esse assunto é tratar de normas que regulam os processos internos do negócio e asseguram que eles sejam realizados com base na legislação vigente. De modo geral, são as boas práticas da organização que buscam evitar problemas de corrupção e apresentar de forma transparente os resultados obtidos.
Profissionais que possuem conhecimento sobre as questões de compliance podem ajudar as empresas a aumentarem a segurança de seus processos e garantir que eles tenham uma governança bem alinhada, algo vital para colocar em prática as ações de ESG. Entenda mais sobre o termo a seguir.
Sumário
O que é compliance?
O termo veio do inglês “to comply”, que significa estar em conformidade. Diz respeito ao cumprimento de todas as normas, leis e protocolos relacionados às diferentes ações da empresa. Isso inclui obrigações trabalhistas, previdenciárias, trabalhistas, entre outras.
Quando uma organização possui um compliance empresarial bem elaborado, ela cria um ambiente de trabalho que motiva investidores, parceiros e colaboradores a atuarem conforme a legalidade.
Vale ressaltar que se trata de algo essencial para evitar problemas de corrupção e melhorar a imagem pública do negócio. Muitas vezes, a empresa consegue criar um vínculo de fidelidade com seus clientes justamente por seguir as normas legais.
As diferenças com governança e auditoria
Há certa confusão por parte de algumas pessoas em torno das semelhanças entre compliance, governança e auditoria. Para entender a diferença entre os três termos, é preciso compreender o objetivo de cada um.
O compliance tem como foco o cumprimento de regras que regem determinadas ações. Obviamente, isso ocorre lado a lado com a governança, cujo objetivo é o estabelecimento de práticas ligadas ao objetivo dos stakeholders da empresa, mas atuando sempre com ética e transparência na divulgação de informações.
A auditoria, por sua vez, é vista como uma etapa seguinte a esses dois processos, pois será por meio dela que se analisará se a organização está de fato agindo de acordo com a legalidade. É uma avaliação que busca corrigir erros que possam prejudicar o negócio no ambiente legislativo.
A importância do compliance
Independentemente do tamanho da empresa, o compliance é determinante para que diminuir os riscos de fraudes internas. Além disso, conhecendo as normas legislativas, gestores podem analisar e alinhar os processos internos para garantir que eles estejam em conformidade com a lei, ao mesmo tempo em que se encaixam com os objetivos do negócio.
Com uma gestão focada na transparência e no cumprimento de regras éticas, a organização consegue firmar no mercado uma imagem de confiança para parceiros e consumidores. Isso chama a atenção de novos investidores, principalmente aqueles que se preocupam com questões relacionados ao ESG e às boas práticas empresariais.
Legislação na era digital
Vale dizer que o compliance se tornou ainda mais essencial na atual era digital. Com tantas informações de terceiros sendo armazenadas pelas empresas, elas precisam seguir as indicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para garantir que o uso desses conteúdos não prejudique os stakeholders do negócio.
Como seguir carreira trabalhando com compliance?
A área de compliance é considerada em alta no mercado, mas quem busca seguir carreira nesse segmento deverá investir na sua atualização profissional.
As organizações exigem conhecimentos financeiros e jurídicos de profissionais ligados ao setor, pois eles precisam manter a regularidade das finanças da empresa e prezar pela sua conformidade legal.
Para isso, é imprescindível procurar por uma capacitação na área. Nesse caso, uma boa indicação é o curso Princípios de Governança e Compliance da Fênix Educação. Ele oferece uma base teórica fundamental para a estruturação de metodologias de gestão que obedecem a legislação atual, previnem erros administrativos e promovem o desenvolvimento da empresa.