Possuir algumas competências torna-se, a cada dia, mais importante na maioria dos setores do mercado de trabalho atual. Entre elas, as habilidades de informática são as que mais se destacam.
Em um mundo globalizado, no qual parte da população vive conectada à internet, saber lidar com novas tecnologias, mesmo que de forma básica, é considerado um requisito mínimo pela maioria das empresas e intrínseco a todos os profissionais.
Isso não significa que um profissional não deva incluir tais competências em seu currículo. Muito pelo contrário: indicar seus conhecimentos de informática aumenta suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego e ser contratado.
Além disso, muitas dessas competências com os computadores são necessárias para o dia a dia de uma pessoa que está abrindo seu próprio negócio.
Para te ajudar em seu crescimento profissional, separamos algumas das habilidades de informática mais solicitadas pelo mercado.
Sumário
1) Conhecer pacote Office
Pode ser que você não use todas as ferramentas do Pacote Office no seu dia a dia, mas conhecê-las é importante para mostrar seu domínio de informática. Saber utilizar o Word, o PowerPoint e o Excel são habilidades básicas para as empresas e ajudam o profissional na hora de preparar apresentações e relatórios.
2) Navegar nas redes sociais
Segundo o relatório Digital 2022: Global Overview Report, 5 bilhões de pessoa em todo o mundo acessam as redes sociais com média de 7 horas por dia.
Entender como essas plataformas funcionam e de que maneira podem impactar uma empresa é um diferencial. Por isso, é importante conhecer desde as redes mais famosas, como o Facebook e o Instagram, até o Twitter e YouTube, cujo uso é mais específico.
3) Ter noções de marketing digital
Nenhum profissional precisa ser um especialista em marketing digital, mas ter noções sobre essa questão é algo valorizado no mercado. A dica é conhecer estratégias de SEO e anúncios no Google para compreender como uma empresa pode crescer com a internet.
4) Conhecer diferentes sistemas operacionais
A maioria das empresas trabalha com o Windows. Entretanto, o profissional que tem conhecimento de outros sistemas operacionais, como Linux e macOS, possui maior facilidade de adaptação em diferentes ambientes de trabalho.
5) Usar ferramentas de gestão de projetos
Cada vez mais as empresas estão adotando ferramentas para o gerenciamento das tarefas dos seus projetos internos. São plataformas como Trello, Monday ou o Microsoft Teams, que possibilitam que as equipes unifiquem documentos em um só local.
Desse modo, todos os envolvidos podem ter uma noção da progressão de uma atividade e agir para evitar atrasos. Justamente por isso, quanto maior o conhecimento do profissional sobre essas ferramentas, mais bem visto ele será por equipes recrutadoras.
6) Ter algum conhecimento de hardware
O hardware são todos os componentes físicos de um computador, ou seja, as peças que fazem com que ele funcione. O profissional que conhece as partes mais importantes de uma máquina poderá realizar relatórios de problemas com maior detalhamento.
Como desenvolver habilidades de informática?
Há duas formas principais de conseguir aprimorar seus conhecimentos e competências com informática. A primeira é bem simples: utilizar com maior frequência o computador e suas ferramentas.
O simples uso do computador pode ajudar o profissional a descobrir funcionalidades novas em uma máquina e a aprofundar sua expertise.
O segundo modo de desenvolver tais habilidades é por meio de cursos especializados como a qualificação em Informática Básica.
Os professores de cursos de informática são treinados para oferecer ao aluno um conteúdo bem embasado, de maneira didática, que fará com que ele entenda as principais funções do computador e suas ferramentas.