Muitas pessoas estão se perguntando: o que significa a sigla ESG?
O termo ESG está transformando o modo como as empresas encaram as questões ambientais. A sigla veio do inglês Environmental, Social and Governance (meio ambiente, social e governança) e vem substituindo o conceito de sustentabilidade no universo corporativo.
No mundo dos negócios, a ideia de que não se pode alcançar bons lucros e realizar ações sociais e sustentáveis é considerada ultrapassada. A verdade é que, com as práticas de ESG, as empresas são capazes de gerar diversos benefícios para seus investidores.
Quer entender como esse conceito foi criado, seus princípios e até sua importância no mercado de trabalho? Então, confira a seguir:
O que significa a sigla ESG e onde surgiu?
A sigla surgiu em 2004, por meio de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) com foco no mercado financeiro. Questionava-se como instituições financeiras poderiam atuar de maneira a ter impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade. O conceito de ESG foi desenvolvido com base em três princípios:- Ambiental: engloba ações de reciclagem, diminuição de resíduos e qualquer tipo de prática com foco na preservação do meio ambiente;
- Social: diz respeito a como um negócio preza pelo bem-estar de seus funcionários, oferecendo salários justos, bonificações e os envolvendo nas ações da empresa;
- Governança: são as práticas administrativas que buscam atender aos diversos interesses dos envolvidos em uma empresa, desde os acionistas até os clientes.