Cada vez mais aumenta o número de profissionais bem qualificados no mercado de trabalho. Entretanto, muitos deles não conseguem evoluir em suas carreiras. Os motivos para isso ocorrer são diversos, mas algumas vezes estão relacionados a um marketing pessoal mal estruturado.
Projetar uma boa imagem profissional, que impacte de forma positiva e eficiente as demais pessoas, é uma tarefa essencial para conquistar cargos mais altos. Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa simples.
Por isso, é vital saber como trabalhar seu marketing pessoal para ajustar suas conexões e alcançar posições mais destacadas. Quer entender mais sobre esse assunto e conferir algumas dicas? Então acompanhe esse conteúdo
O que é o marketing pessoal?
O marketing pessoal é um conceito que agrega práticas e estratégias com foco em fortalecer a imagem de um profissional no meio em que ele se encontra inserido. Assim, ele ganhará visibilidade no mercado de trabalho e autoridade sobre a área em que atua.
Quando bem planejada, essa prática aumenta as chances de obter uma promoção e atingir as metas de sua carreira. Além disso, aumenta a rede de contatos e passa uma imagem positiva aos indivíduos ao seu redor.
As técnicas de marketing pessoal dizem respeito desde a imagem de apresentação de uma pessoa até a produção de conteúdo que pode ou não ser divulgado em plataformas on-line.
Entretanto, tal estratégia não elimina a importância de outras ferramentas essenciais para o crescimento profissional, como um
currículo bem organizado e o desenvolvimento de habilidades por meio de
cursos de capacitação.
Como praticar o marketing pessoal?
Aprimorar o marketing pessoal é uma tarefa que envolve comprometimento profissional e até algumas mudanças de hábito. Confira a seguir dicas de como melhorar sua imagem no mercado de trabalho:
1 – Determine seu objetivo
O primeiro passo para se destacar no mercado de trabalho é entender o motivo que te leva a fazer isso. Pode ser uma promoção de cargo, uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo uma busca por maior influência em sua área de atuação.
Quem reconhece seu objetivo consegue elaborar estratégias de marketing pessoal com maior eficiência. Além disso, vale a pena conversar com pessoas que já conseguiram o mesmo objetivo que o seu. Então, é possível não apenas se inspirar, mas descobrir se é necessário adquirir alguma nova competência para atingir tal meta.
2 – Cuide da sua imagem
Embora isso possa parecer óbvio para alguns, é sempre importante frisar que o marketing pessoal está muito ligado ao visual que você passa no ambiente de trabalho e fora dele.
Isso nada tem a ver porte físico, estilo individual ou usar roupas de grifes caras. Na realidade, trata-se apenas de cuidar para que sua aparência esteja alinhada com o sentimento que você quer passar para os demais.
Vestir-se adequadamente, manter a boa higiene e se portar como é conveniente para cada ocasião são modos de cuidar da imagem profissional. Lembre-se de que o modo como as pessoas o enxergam está muito relacionado a como você se apresenta para elas. Então cuide para manter seu visual adequado ao seu objetivo.
3 – Desenvolva sua comunicação
Saber se comunicar bem e com eficiência é fundamental no mercado de trabalho. Fique atento ao modo como se expressa no ambiente de trabalho e evite se exaltar desnecessariamente. Quando for escrever algum texto, certifique-se de que a gramática está correta e evite gírias de internet.
Treinar a argumentação é crucial neste momento. Afinal, essa é uma característica importante no momento de participar de reuniões de trabalho e defender possíveis projetos para auxiliar os processos de uma empresa. Busque compreender como as pessoas se comunicam e expressam suas ideias para lapidar essa habilidade.
4 – Crie conteúdos estratégicos para as redes sociais
As redes sociais são valiosas para o marketing de diversas formas, incluindo aquele com foco no crescimento pessoal. Como elas podem conectar pessoas a colegas de trabalho, familiares e amigos, são ferramentas para quem deseja construir autoridade no mercado.
Entretanto, é necessário ficar atento: não é qualquer conteúdo que pode deve ser publicado nessas plataformas. O ideal é compartilhar detalhes do dia a dia profissional, casos de sucesso, novos conhecimentos e histórias interessantes.
Fotos e vídeos sem qualquer relação com a vida profissional devem ser evitados. Para divulgar esse tipo de publicação, o ideal é separar um perfil profissional nas redes sociais e outro pessoal, que deve ficar restrito a amigos e familiares mais íntimos.
Entre os principais canais disponíveis, o LinkedIn é o principal para quem deseja crescer no mercado. Além de ser uma plataforma que permite que as pessoas desenvolvam um currículo on-line, ele permite a criação de publicações sobre a rotina no trabalho ou temas interessantes.
5 – Amplie seu networking
O networking, ou rede de relacionamentos, refere-se aos contatos e parceiros que um profissional cria em sua jornada no mercado. Construir relacionamento com mais pessoas em seu meio é indispensável para qualquer indivíduo que deseje melhorar seu marketing pessoal e pode abrir novas oportunidades de crescimento.
Para isso, além dos contatos feitos diariamente no ambiente de trabalho, é interessante participar de palestras, seminários e eventos relacionados à sua área de atuação. Nesses locais é possível trocar informações com nomes reconhecidos do seu setor.
Tenha em mente apenas que, além de buscar novos contatos, é importante cuidar daqueles que você já possui. Ajude colegas sempre que puder e compartilhe seus conhecimentos com as pessoas próximas a você.
6 – Saiba como trabalhar em equipe
O trabalho em equipe é cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e por intermédio dele é possível praticar o marketing pessoal de forma assertiva. Demonstre a capacidade de ouvir as pessoas ao seu redor e entenda como ajudá-las da melhor forma possível a todo momento.
Essa também pode ser uma maneira de treinar sua capacidade de liderança e autoridade. Por isso busque motivar o seu time e engajá-lo nas tarefas rotineiras.
7 – Invista na sua capacitação
Procurar novos conhecimentos é um ótimo jeito de manter-se atualizado e aprimorar sua imagem profissional. Por isso é importante adquirir novas habilidades por meio de formações e treinamentos que o ajudem em sua qualificação para o mercado de trabalho. Quanto melhor for sua capacitação, mais atraente seu currículo será para as pessoas ao seu redor.
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