Soft skills

As 7 soft skills do profissional do futuro

Descubra qual é o conjunto de soft skills que está compondo o repertório de habilidades do profissional do futuro.
Você sabe o que são soft skills? Esse é um termo usado para definir habilidades comportamentais que ajudam o profissional em sua interação interpessoal. São habilidades de comunicação, relacionamento e apresentação que, mesmo subjetivas, costumam ser muito valorizadas em processos seletivos. Há um conjunto de soft skills que todo recrutador busca nos candidatos de seus processos seletivos. Em breve, elas serão essenciais – e, se você quer se tornar um candidato disputado pelas empresas, deverá desenvolvê-las. Para contribuir para o seu sucesso, destacamos 7 soft skills que estão formando o profissional do futuro no mercado de trabalho. Confira agora:

Proatividade

O termo proatividade tem sido repetido com exaustão por recrutadores, mas há um motivo para isso: pessoas proativas antecipam problemas e buscam soluções quanto antes. Desse modo, elas evitam que as adversidades atinjam outros setores de uma organização. Um colaborador com tal competência ajudará a empresa a superar obstáculos mais rapidamente, uma qualidade que todos os gestores admiram.

Capacidade de liderança e influência

Embora indispensável para cargos de gestão, a capacidade de liderança e influência também se tornou importante em outras funções. Ela diz respeito à habilidade de um profissional em conseguir influenciar positivamente um time, transmitindo confiança a ele. Além disso, profissionais com essa capacidade são organizados, empáticos e terão facilidade em tomar decisões em momentos críticos.

Criatividade

A criatividade não está relacionada apenas à habilidade de desenvolver coisas novas. Ela também pode ser utilizada no momento de resolução de problemas e na tomada de decisões. O profissional criativo é aquele que não tem medo de errar e consegue enxergar novos caminhos e oportunidades em cada dificuldade.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é outra competência altamente relacionada ao profissional do futuro. Ela diz respeito à capacidade de conseguir administrar as emoções nos diferentes momentos, evitando que elas prejudiquem seu trabalho. Além disso, uma pessoa emocionalmente inteligente é mais empática e consegue auxiliar os outros a também controlarem suas próprias emoções.

Negociação

Um profissional com boa capacidade de negociação comunica-se com eficiência e possui pensamento rápido. E isso é essencial em profissões que envolvem vendas ou fechamento de contratos. O bom negociador é imprescindível para o crescimento de uma empresa – e os gestores sabem disso. Por esse motivo, buscar desenvolver técnicas de negociação tornou-se cada vez mais importante no mercado de trabalho.

Resiliência

A resiliência é uma soft skill que costuma se conectar com outras habilidades. Um profissional resiliente é aquele que possui uma boa capacidade de adaptação, mas vai além e também envolve o modo como as adversidades são encaradas. Quando abordamos a resiliência no ambiente profissional, também estamos falando de conseguir lidar com problemas e não se deixar afetar por situações de alto estresse. Com resiliência, o profissional do futuro consegue resolver dificuldades mais facilmente.

Aprendizagem constante

As empresas têm escolhido cada vez mais aqueles que estão sempre aprendendo coisas novas e atualizando suas habilidades técnicas. Por isso, ser uma pessoa que busca aprimorar-se a cada dia a torna um profissional desejado pelos times de gestão. A Fênix Educação é uma plataforma educacional que auxilia profissionais a crescerem no mundo corporativo. Por isso, ela oferece cursos para diversas áreas que levam o profissional ao aprendizado constante e o ajudam a se destacar no mercado. Conheça todos os cursos e desenvolva outras habilidades valiosas para sua atuação.