Generosidade e gentileza são dois valores essenciais em nossa sociedade. Por meio deles, podemos prosperar realizando ações que não apenas nos beneficiam, mas também as pessoas ao nosso redor.
Entretanto, em uma comunidade tão diversa e cheia de problemas, nem sempre essas competências acabam desenvolvidas por todas as pessoas. A aspereza e a dificuldade vivenciada por alguns indivíduos fazem com que a amargura e o egoísmo se tornem comuns na vida daqueles que mais precisam de cuidado e apoio.
Tudo isso faz com que seja necessário colocar a generosidade e a gentileza como parte dos processos educacionais das crianças. Pelo fato de estarem em um período de formação intelectual e social, os pequeninos são mais abertos a abraçar esses conceitos e a ajudar o mundo ao seu redor a se tornar um lugar melhor.
Sumário
Como começar a falar de gentileza e generosidade na Educação?
Ao abordar a generosidade e a gentileza para os pequenos estudantes, os adultos devem sempre se lembrar de que eles os estarão imitando. Desse modo, um dos primeiros passos para demonstrar essas aptidões como algo intrínseco na formação escolar é realizar ações gentis em seu dia a dia.
Há muitas atitudes do gênero que podem ser efetuadas no cotidiano. Cumprimentar uma pessoa de maneira cordial, respeitar as limitações de pessoas mais velhas, recolher o lixo da rua e respeitar a diversidade são algumas delas.
Pequenas ações como essas já são assimiladas pelas meninas e meninos e se mostram importantes para a formação pessoal e profissional deles. Entretanto, há ainda outras formas de falar sobre esses conceitos no contexto educacional.
Por meio de histórias, filmes e livros, as crianças e os adolescentes podem ter contato com essas ideias e aprender como se tornar mais altruísta junto às pessoas ao seu redor. Dessa forma, reconhecerão comportamentos que avaliarão como positivos e os levarão para a sua vida.
Além disso, deve-se incentivar atividades lúdicas que promovam a gentileza e a cordialidade, pois quando há diversão e prazer envolvida, o vínculo do aprendizado sempre é maior.
Gentileza gera gentileza
A máxima “gentileza gera gentileza” também é sempre bem-vinda no ambiente educacional. A observação e o contato com atitudes generosas inspiram as crianças a se tornarem pessoas mais respeitosas, sinceras e benevolentes.
Vale dizer que esses valores são indispensáveis para a promoção da cidadania e da ética. A prosperidade de uma sociedade certamente está ligada ao modo como seus integrantes atuam com os semelhantes.
Desse modo, investir no ensinamento dessas qualidades aos pequenos é alimentar um futuro mais positivo para toda a população. O educador que realiza isso está dando um passo além para o desenvolvimento de sua comunidade e alimentando boas ações nas pessoas que ditarão o futuro de seu país.
Treinamento para a generosidade
Educadores que buscam colocar a generosidade e a gentileza como ensinamentos em sua rotina diária podem buscar por treinamentos e palestras focados no tema. Desse modo, eles aprimorarão habilidades que os ajudarão a promover esses valores com maior facilidade no ambiente educacional.
Na plataforma da Fênix Educação, profissionais de educação poderão encontrar no curso 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, conteúdos vitais para alcançar tal objetivo. Trata-se de uma formação que analisa metodologias e dinâmicas de ensino com base nos valores essenciais para a formação de um cidadão altruísta.
O curso é gratuito e foi desenvolvido com o apoio da Escola Aberta do Terceiro Setor. Confira essa qualificação e promova generosidade no seu método de ensino.