EAD

7 dicas para você começar seus estudos em EAD

Confira algumas formas de melhorar seu aprendizado com um curso de EAD e impulsione os seus estudos!
Realizar um curso na modalidade EAD é algo bastante confortável para muitas pessoas. Pode-se assistir às aulas no conforto de casa, no horário que preferir e controlar seu ritmo de aprendizado. Entretanto, para muita gente o ensino à distância é um problema. Dificuldade para se concentrar, absorver conteúdo ou encontrar algum momento para estudar em meio a tanta flexibilidade são fatores que podem tornar o ensino digital um grande desafio e que prejudicam o progresso no aprendizado. Se você está com problemas para acompanhar seus estudos em EAD ou apenas quer melhorar seu desempenho com um dos cursos da Fênix Educação, então leia esse texto! Você vai conferir algumas dicas para impulsionar sua performance na hora de aprender:

Monte um cronograma

pessoa escrevendo em um caderno com livros a sua voltaPara inscrever-se em um curso em EAD é necessário organização nos estudos e a melhor forma de realizar isso é montando um cronograma. Para atingir tal objetivo, é importante elencar as tarefas diárias, as expectativas de término dos módulos de aprendizagem e até mesmo considerar períodos de folga ou descanso.

Desenvolva seu ritual de estudos

Cada pessoa tem o seu jeito de aprender e alguns não têm facilidade para compreender o conteúdo de uma aula somente ligando o computador e iniciando a aula. Pode ser necessário criar um ritual para se sentir preparado. Nesses casos, vale tudo o que você sentir que vai ajudá-lo no aprendizado: pegar um pouco de café ou um copo de água, meditar antes dos estudos ou ouvir uma música calma enquanto assiste a um conteúdo. Importante também é ter um lugar calmo e reservado para acompanhar as aulas. Quando se assiste aos conteúdos do EAD em um local tranquilo e específico, fica mais fácil acostumar o cérebro de que “aquele é o momento de estudar”.

Estabeleça horários de estudo

Com um cronograma estabelecido, é necessário definir os horários que serão reservados para seu aprendizado. O EAD permite que se estude a qualquer momento e em qualquer lugar, mas é preciso ter constância. Para isso, vale verificar todos os compromissos que você terá durante a semana, sejam eles atividades de trabalho ou pessoais. Desse modo, será possível compreender quando haverá um tempo livre para se dedicar e determinar os períodos necessário para finalizar a capacitação.

Evite distrações

O mundo atual está cheio de distrações. São pessoas conversando, celulares tocando, e-mails que chegam a todo momento, entre outras coisas que podem nos levar à desatenção. Para estudar com eficiência é preciso ter foco e evitar todo tipo de dispersão. Quando for estudar suas aulas de EAD, desligue o celular, não acesse o e-mail e busque formas de garantir concentração total no que está sendo ensinado. Vale ainda verificar a conexão com a internet para ter certeza de que todo o estudo não terá interrupções imprevistas por problemas técnicos.

Crie uma lista de objetivos

Elaborar uma lista de metas bem definidas é uma ótima maneira de se sentir ainda mais motivado a progredir nos estudos. Além disso, com objetivos mais claros é mais fácil se organizar para continuar o processo de aprendizado e até mesmo buscar conteúdos de apoio que o ajudarão a se aprofundar em um assunto. Entretanto, há um detalhe importante: as metas precisam ser realistas. Não adianta desejar terminar um curso em dois dias se isso não é possível. Propósitos irreais podem frustrar e afetar sua motivação.

Inclua pausas nos seus estudos

Estudar por longos períodos pode ser pouco eficiente, pois no decorrer do tempo se perde a concentração. Por isso, o ideal é fazer pequenas pausas, de cerca de cinco minutos, para espairecer. Quando retornar a uma aula, será mais fácil manter o foco e assimilar o que está sendo ministrado no curso de EAD.

Mesmo no EAD, busque tirar dúvidas

Durante as aulas, é comum surgir uma ou outra dúvida. Os cursos de EAD possuem uma seção de contato para que os alunos enviem mensagens e não fiquem confusos com o que está sendo ensinado. Ir atrás das respostas deixadas por quaisquer questões também é uma forma de estudar.